O Hospital Regional São Paulo (HRSP), em parceria com o Colégio Expressivo de Xanxerê e Xaxim, promoveu no último sábado (30) a campanha “Minha Primeira Doação de Sangue”, que levou estudantes, professores, colaboradores para um gesto de solidariedade no Hemosc de Chapecó. A iniciativa buscou incentivar jovens a partir dos 16 anos, juntamente com familiares, a darem o primeiro passo no compromisso com a vida. Ao todo, 15 pessoas integraram a ação.

O momento foi marcado por emoção e superação. Para muitas participantes, como a professora Ivanir Benjamin Antônio, a experiência representou a realização de um sonho antigo: “Meu coração ficou emocionado e grato a Deus pela oportunidade de viver um momento inesquecível, que foi a minha primeira doação de sangue. Era um desejo antigo, mas nunca havia planejado. Hoje, através da parceria entre o Colégio Expressivo e o HRSP, consegui realizar. No início senti insegurança, mas logo fui acolhida com tanto carinho que o medo desapareceu. Doar sangue é muito mais do que um gesto, é entregar um pedacinho da vida que Deus me concede todos os dias para que outras pessoas também possam continuar vivendo”, relatou.
A emoção também esteve presente nas palavras da professora Ana Lídia Pereira, que definiu o ato de doar como uma troca de amor: “Doar sangue para mim é uma experiência muito especial. É doar-se com amor e caridade. Realmente é uma via de mão dupla: a gente ajuda quem tanto precisa e, ao mesmo tempo, nos faz um bem extraordinário”, disse.
Representando a direção do Colégio Expressivo, Suzana Zeferino, Professora e Assistente Pedagógica, destacou a influência de sua mãe, doadora de sangue, como inspiração para esse momento: “Tenho lembranças vivas da minha mãe, que sempre doava sangue, mesmo quando vinham buscá-la à noite. Hoje, ao realizar minha primeira doação, senti que não estava apenas doando sangue, mas doando vida. Pretendo seguir doando sempre que minha saúde permitir, porque sei da importância desse gesto”, afirmou.

A Diretora-Geral do HRSP, Ir. Neusa Lúcio Luiz, também acompanhou a ação. Embora não tenha conseguido doar sangue na ocasião, devido a exames médicos recentes, a dirigente fez questão de acompanhar o grupo e partilhar palavras de incentivo: “Doar sangue é estender a mão a quem talvez nunca conheceremos, mas que precisa de nós para continuar vivendo. É um movimento de entrega feito com amor. No momento da doação, vamos mentalizar tudo de melhor que desejamos a pessoa que vai receber, pois doar sangue, é rezar com o corpo, é permitir que a vida vença”, destacou.
Em sua fala, Ir. Neusa também ressaltou a dimensão espiritual do gesto: “Doar sangue é deixar que o amor de Deus circule através de nós. É transformar a vida em dom e participar do mistério maior da solidariedade que salva vidas.” A Diretora-Geral expressou ainda gratidão especial a todos os envolvidos: “Hoje vocês provaram que a solidariedade é transformadora e que pequenos gestos podem salvar grandes histórias. Obrigada a Diretora do Colégio Expressivo, Nádia Bonai e todos os profissionais da instituição,” declarou emocionada Ir. Neusa.
De volta a Xanxerê, o grupo foi recepcionado no HRSP com aplausos calorosos de colaboradores e voluntários do Grupo de Humanização. Em reconhecimento, cada doador recebeu um mimo simbólico como forma de agradecimento pelo gesto de amor e solidariedade.

Uma ideia que nasceu do exemplo de uma mãe
A campanha “Minha Primeira Doação de Sangue” nasceu de uma vivência pessoal dentro do HRSP. A coordenadora de Hotelaria do hospital, Daniela Santos, já doadora de sangue, acompanhou recentemente o filho Mathias, de 16 anos e aluno do Colégio Expressivo, em sua primeira doação. Segundo Daniela, o entusiasmo do filho serviu de inspiração para envolver colegas, famílias e a comunidade escolar.

“A ideia surgiu depois que o Mathias fez a primeira doação e compartilhou comigo o quanto se sentiu feliz e realizado por poder ajudar outras pessoas. Percebi que esse sentimento poderia ser multiplicado entre os colegas dele e também dentro das famílias. Queremos sensibilizar os estudantes, mas também envolver pais e responsáveis, mostrando que doar sangue é um gesto simples, seguro e que pode salvar muitas vidas. Essa campanha é um convite para transformar solidariedade em ação”, destacou.
Para Daniela, a ação vai muito além de um gesto pontual: “Com essa iniciativa, o HRSP e o Colégio Expressivo reafirmam o compromisso com a formação cidadã e a promoção da saúde. Essa não será a única doação. Será a primeira de muitas que realizaremos em conjunto. Agradecemos imensamente a diretora do Colégio Expressivo, Nádia Bonai, que prontamente abraçou a iniciativa junto com a instituição,” completou.
A campanha “Minha Primeira Doação de Sangue” deixou um legado de incentivo, despertando nos jovens e na comunidade a consciência de que doar sangue é um ato simples, mas capaz de transformar vidas. Em breve, novas datas de doação serão divulgadas pelo Hospital Regional São Paulo.

