O Hospital Regional São Paulo (HRSP) está realizando várias ações para marcar o Setembro Amarelo – período dedicado à prevenção do suicídio. A campanha, que teve início no Brasil em 2015, visa conscientizar a sociedade e reforçar a informação que “falar é a melhor solução.” Dentre as ações que estão sendo promovidas no HRSP, os profissionais de psicologia estão divulgando o “Plantão Psicológico,” disponível para todos os colaboradores do hospital.
O Plantão Psicológico é oferecido pelo Setor de Psicologia Organizacional e todos os colaboradores podem procurar ajuda. A psicóloga organizacional, Renata Adona da Silva, explica que “o plantão psicológico é um acolhimento ao colaborador, sempre que o mesmo tiver necessidade, seja ele por problemas pessoais ou problemas relacionados ao contexto de trabalho. A intenção, é manter a saúde mental do colaborador ‘em dia’, buscando garantir qualidade de vida e saúde mental no ambiente do trabalho. O atendimento oportuniza um cuidado adequado aos profissionais para uma prática em saúde comprometida com o bem-estar e a humanização,” afirma Renata.
Durante o acolhimento, no Plantão Psicológico, “o colaborador consegue desabafar, analisar situações pessoais e do trabalho, que muitas vezes estão em nossa frente, mas que sozinhos não conseguimos visualizar,” afirma a psicóloga. “Através dos relatos, quando há necessidade, o colaborador pode ser encaminhado para acompanhamento psicológico, psiquiátrico e demais atendimentos de forma gratuita, na rede de saúde. O foco de todo esse trabalho, é auxiliar os colaboradores para que possam desenvolver suas atividades laborais com saúde e melhorar o relacionamento interpessoal, seja ele relacionado ao trabalho como também no ambiente familiar,” finaliza.
O atendimento no Plantão Psicológico pode ser agendado pelos colaboradores do HRSP, diretamente do setor de psicologia organizacional. Além disso, os coordenadores de cada setor também podem encaminhar colaboradores, sempre que perceberem a necessidade.