A idealização do projeto de cinoterapia, a rotina de ações e o benefício do Plantão 4 Patas aos pacientes do Hospital Regional São Paulo (HRSP). Os assuntos foram apresentados no último dia 21, em um evento em Chapecó. Três profissionais do hospital, participaram da capacitação em Intervenções Assistidas por Cães, organizada pelo do 6º Batalhão de Bombeiros Militar, de Chapecó. A programação ocorreu nas dependências da Unochapecó e além de bombeiros, reuniu acadêmicos do curso de Fisioterapia.

O projeto Plantão 4 Patas do HRSP foi apresentado no evento pela Assistente Social, Liliane Cavasin; a psicóloga Denise Sasso; e a fisioterapeuta Thaís Strapasson. O projeto de cinoterapia foi implantado no hospital em 2014, na época, para atender uma demanda específica de uma criança hospitalizada. Conforme Liliane, que atua há 12 anos do hospital e acompanhou todo o período de existência do projeto, “a ação oferece vários benefícios aos pacientes, proporciona a diminuição do estresse, da tristeza, da ansiedade e estimula a socialização entre os pacientes, acompanhantes e a integração com a equipe hospitalar.”

Hoje, em função da pandemia, o Projeto Plantão 4 Patas está temporariamente suspenso. No entanto, as profissionais esclarecem que os cães que participam da ação, são devidamente treinados e acostumados com o convívio entre pessoas. Além disso, há um rígido cuidado sanitário com os animais, que são devidamente higienizados antes e após a visita ao ambiente hospitalar, com a manutenção de um protocolo interno da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH). Os pacientes também são orientados a fazerem a higiene das mãos antes e após tocar no cachorro.

O Projeto Plantão 4 Patas do HRSP já serviu de modelo para várias instituições. Liliane conta que “o HRSP recebeu visitas técnicas de profissionais de 20 Estados. Hoje, sabemos que muitos deles implantaram essa ação, devido a visita técnica e a experiência adquirida. Esperamos que em breve, assim que houver condições sanitárias, a iniciativa seja retomada,” afirma Liliane.