O Hospital Regional São Paulo (HRSP), recebeu nesta semana a Animadora Geral da Congregação das Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria Auxiliadora, Ir. Marelvi Buelvas, de Bogotá/Colômbia. Acompanhou a visita a Vice Animadora Geral, Ir. Silvana. No HRSP, as irmãs foram recebidas pela direção e colaboradores e prestigiaram uma palestra sobre a história e a cultura do povo Kaingang.
Ir. Marelvi e Ir. Silvana estão cumprindo um roteiro no Brasil, com visita às obras da congregação. O HRSP, desde a inauguração em 1974, é administrado pela Associação Educacional e Caritativa (ASSEC), entidade das Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria Auxiliadora. Durante a passagem pelo hospital, Ir. Marelvi visitou os setores, conversou com as equipes e deixou uma mensagem de paz e bem aos colaboradores e as pessoas que procuram auxílio da instituição.
As irmãs também prestigiaram a palestra sobre o povo Kaingang, conduzida pelo professor da Escola Cacique Wankrê, Getúlio Narciso e a Assistente Social do Programa Medicina Tradicional do Polo Base Ipuaçu, Osana Gonçalves. Atualmente o HRSP atende a população da reserva indígena Xapecó – a maior de Santa Catarina, com aproximadamente seis mil pessoas. No hospital, trabalham vários profissionais indígenas. A instituição também conta com várias ações, procedimentos e condutas para o atendimento da comunidade indígena, respeitando a cultura e as crenças. No ano de 2022 foram mais de mil atendimentos ambulatoriais e 320 internações de pessoas indígenas.