Helena Maria Marcon, de 62 anos, está internada há 49 dias na Unidade de Terapia Intensiva – UTI Geral do Hospital Regional São Paulo (HRSP). A idosa, que reside em Chapecó, se recupera de um procedimento cardiológico. Nesta manhã de quarta-feira (16), ela recebeu a visita da família. Para ver os familiares, uma equipe multiprofissional levou a paciente até a entrada do hospital.

Filhos, netos, nora, genro, irmão e cunhadas. Todos aguardavam com muita alegria a Dona Helena. Até a cachorrinha de estimação da família, a Mel, foi trazida para o hospital. A fisioterapeuta que atuou na ação foi Andressa A. Cavalheiro Grison. A profissional explica que o passeio na área externa é uma extensão do tratamento e uma preparação para a alta. “A ação é realizada com pacientes que permanecem por vários dias distante de seus familiares, de suas casas e dos animais de estimação, tendo como companhia apenas os membros da equipe hospitalar. Isso, muitas vezes, reflete no tratamento, já que os pacientes em longa permanência na UTI, acabam ficando tristes, desmotivados e os passeios externos tem por objetivo encorajar, até porque, têm muita vida lá fora,” afirma.

A fisioterapeuta reforça também, que atividades como essa, só ocorrem após a equipe realizar uma longa avaliação do paciente. Nesse caso, “durante a realização do passeio, mantemos a paciente monitorada, com suporte de oxigenioterapia – caso necessário e com acompanhamento da equipe multiprofissional,” destaca Andressa A. Cavalheiro Grison.