No último dia 17 de setembro foi comemorado o Dia Mundial da Segurança do Paciente. No Hospital Regional São Paulo (HRSP), são criteriosas as práticas para garantir a segurança de pacientes e também dos acompanhantes, colaboradores e todos os profissionais que atuam no ambiente hospitalar. Medidas preventivas são coordenadas pelo Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) do HRSP.
A Enfermeira Lidiane Gonzatti, Coordenadora do NSP explica que em 2013 foi instituída a portaria GM/MS nº 529, que criou o Programa Nacional de Segurança do Paciente, com o objetivo de contribuir para a qualificação do cuidado em saúde em todos os estabelecimentos de saúde do território nacional. No mesmo ano, o HRSP implantou o Núcleo de Segurança do Paciente.
Lidiane Gonzatti esclarece que “o Núcleo de Segurança do Paciente tem como suas principais finalidades a elaboração do Plano de Segurança do Paciente, que contempla a identificação de eventos adversos relacionados a assistência, com ações de melhoria de processos voltados a gestão de segurança. Desenvolver e implementar uma cultura de segurança nas equipes de saúde, com atuação mútua de equipe multiprofissional, além de estimular a melhoria dos processos de cuidado por meio da educação continuada dos profissionais e a notificação dos eventos adversos,” explica a enfermeira.
A Gerente de Enfermagem do HRSP, Michele Fernandes da Silva, analisa que “o Núcleo de Segurança do Paciente vem ao encontro das necessidades constantes das instituições de saúde, que primam por promover a prevenção, controle e mitigação de incidentes, além da integração dos setores, promover a articulação dos processos de trabalho e das informações que impactam nos riscos ao paciente. O NSP tem papel fundamental no incremento de qualidade e segurança nos serviços de saúde,” afirma Michele.