Nesta semana que antecede o Natal, o Hospital Regional São Paulo (HRSP) foi palco de uma visita emocionante que trouxe à tona não apenas a gratidão e a superação, mas também o verdadeiro espírito natalino. Joice Paliano, uma técnica de enfermagem de 30 anos, e o filho Levi José Eufrázio, de um ano e cinco meses, estiveram no hospital para expressar gratidão à instituição e aos profissionais que desempenharam um importante papel na vida do pequeno Levi.
O bebê, nascido prematuro e com problemas de saúde, passou por momentos delicados na UTI Neonatal do HRSP. A Assistente Social do HRSP, Maquieli Casaril, destaca que durante esse período, os profissionais não forneceram apenas cuidados de saúde, mas também dedicaram amor e carinho à criança. “Ver o Levi superar os desafios e se desenvolver saudável, é uma alegria indescritível. Principalmente neste período natalino, isso nos enche de gratidão. Nosso trabalho vai além do aspecto médico e de tratamentos. Nossa missão envolve também o cuidado emocional e afetivo que oferecemos a cada paciente.”
Joice Paliano compartilhou que ela e o esposo, residentes na reserva indígena em Ipuaçu, tinham o sonho de serem pais e estavam na fila de adoção. O casal conheceu Levi quando a criança tinha nove meses. Joice relembra que o amor entre a família foi imediato, superando todos os desafios que surgiram com a necessidade de cuidados especiais de Levi, incluindo uma sonda de alimentação. “Desde o momento em que Levi entrou em nossas vidas, sabíamos que nosso amor era destinado a ele. Cada desafio que enfrentamos só fortaleceu nossa determinação em proporcionar a ele uma vida plena e feliz”, conta Joice.
A adoção oficial de Levi ocorreu quando a criança completou um ano, momento em que ainda enfrentava uma série de tratamentos, previsão de cirurgias e acompanhamento neurológico. Contudo, nenhum obstáculo abalou a determinação do casal em estar com o filho adotivo. Com um ano e um mês de vida, a sonda de alimentação foi removida, e os exames revelaram que a cirurgia não era mais necessária. Levi deixou de depender de vários medicamentos, e hoje, com um ano e cinco meses, está se desenvolvendo saudável.
A visita de Levi e Joice ao HRSP foi marcada por alegria e emoção, não apenas por parte da família, mas também pelos profissionais que acompanharam de perto a jornada do pequeno paciente. Maquieli avalia que “a história de amor e superação de Levi, é um testemunho inspirador, especialmente nesta época festiva, ressaltando a importância da compaixão e da empatia na construção de futuros saudáveis. O HRSP trabalha a serviço da vida. Esse é o nosso lema e agora, também é parte integrante da história dessa família, que vai celebrar unida o primeiro Natal juntos,” finaliza Maquieli.