No último dia 10, os médicos residentes do Hospital Regional São Paulo (HRSP), Anna Flávia Menotti, Guilherme Mores e Cyntia Mayra Junkes, participaram de uma capacitação avançada em Suporte Avançado de Vida Cardiovascular (ACLS), certificada pela American Heart Association. O treinamento, realizado nas instalações da Unochapecó, em Chapecó, foi promovido pela Exponential Medical Education e custeado integralmente pelo HRSP.
A capacitação, que possui credenciamento internacional, foi conduzida por especialistas da Exponential Medical Education: o cirurgião geral Gustavo Deboni e o enfermeiro Deivid Santos Coelho. O curso teve como principal objetivo preparar os profissionais da saúde para lidar com situações de emergência cardiovascular, como Paradas Cardiorrespiratórias (PCR), além de atualizar as competências dos participantes no atendimento a emergências cardiovasculares e aprimorar suas habilidades técnicas de salvamento.
A médica residente em Cardiologia no HRSP, Cyntia Mayra Junkes, destacou a importância do treinamento para a prática médica no dia a dia hospitalar. “Essa capacitação foi fundamental para aprimorarmos nossas habilidades no tratamento de pacientes em situações críticas, especialmente em casos de parada cardiorrespiratória. Participamos de simulações realistas que recriaram cenários de emergência hospitalar e permitiram aplicar na prática os conhecimentos adquiridos. Agradecemos ao HRSP por investir continuamente na nossa formação,” declarou.
A Dra. Marinês Bertolo Peres, coordenadora da Comissão de Residência Médica (COREME) do HRSP, reforçou o compromisso da instituição com a educação continuada dos residentes. “O Hospital Regional São Paulo busca incansavelmente a excelência no atendimento aos pacientes. Proporcionar formações como esta, é parte do nosso compromisso em oferecer aos residentes uma base sólida e atualizada de conhecimentos. Acreditamos que estar preparados para atuar em situações críticas é essencial para a prática médica, e essa capacitação fortalece as habilidades necessárias para salvar vidas.”
“O Hospital Regional São Paulo reafirma por meio de iniciativas como essa, o compromisso em promover o desenvolvimento profissional dos residentes, garantindo que estejam preparados para atuar em cenários de alta complexidade, sempre em busca da excelência no cuidado com os pacientes,” afirmou Dra. Marinês.