Tempo seco e temperaturas altas marcam o início do verão nesta terça-feira (21). O clima típico desta estação, reforça o alerta para que a população mantenha o corpo hidratado, fazendo o consumo adequado de água. A orientação é dos profissionais do Hospital Regional São Paulo (HRSP).
A nutricionista do HRSP, Luiza Hammerschmitt Chiappa, analisa que neste período de calor, eliminamos maios suor, com o objetivo de baixar a temperatura corporal. “O organismo perde mais água no verão, porque suamos mais. No entanto, nem todo mundo sente sede. Para algumas pessoas, a sede pode ser muito sutil e passar despercebida, ou ainda ser confundida com a fome,” afirma.
Luiza explica que além da sede, o corpo humano pode manifestar outros sinais de que é preciso aumentar o consumo de água, como por exemplo ter a boca seca e a urina amarela escura ou alaranjada. “Não subestime a sua sede, é importante manter-se hidratado,” salienta a nutricionista. Como estratégia para lembrar de consumir mais água, a profissional recomenda que as pessoas levem consigo uma garrafa de água ou tenham sempre um copo na mesa do trabalho.
Além de refrescante, consumir água garante vários benefícios ao corpo humano. Luiza Hammerschmitt Chiappa explica que uma pessoa que consome água, mantem a pele hidratada; a função intestinal regular; evita dores de cabeça ou dores nas articulações; melhora o desempenho físico, previne problemas renais; combate o cansaço e o mau humor; e pode auxiliar na perda de peso.