19 de julho de 2025 Notícias

No último sábado (05), o Hospital Regional São Paulo (HRSP), de Xanxerê, recebeu a visita do Secretário de Saúde Indígena, Ricardo Weibe Tapeba, e da Coordenadora do DSEI Interior Sul, Eunice Kerexú. As lideranças foram recebidas pela Diretora Geral do HRSP, Irmã Neusa Lúcio Luiz; o Diretor Administrativo, Fábio Lunkes; e demais representantes da instituição.
Durante a visita, os representantes conheceram a estrutura da UTI Neonatal, onde acompanharam o atendimento a recém-nascidos, dentre eles os cuidados prestados a um bebê indígena prematuro internado na unidade. Os visitantes também conheceram algumas das ações desenvolvidas pelo HRSP junto às comunidades indígenas da região. O hospital, segundo o Ministério da Saúde, está entre as cinco instituições do país que mais registram atendimentos à população indígena. O HRSP atende cerca de sete mil habitantes da Terra Indígena Xapecó — a maior de Santa Catarina — com povos das etnias Kaingang e Guarani, residentes nos municípios de Ipuaçu, Abelardo Luz e Entre Rios.
O Diretor Administrativo do HRSP, Fábio Lunkes, destacou a relevância da visita. “A presença do secretário da SESAI reforça ainda mais a parceria entre o hospital e o Governo Federal. Foi uma oportunidade importante para mostrar a estrutura do HRSP e as ações que realizamos junto à comunidade indígena. Hoje somos a principal referência hospitalar para aproximadamente sete mil indígenas da região, e essa aproximação com a SESAI fortalece nosso compromisso com um atendimento cada vez mais qualificado, humanizado e culturalmente sensível”, afirmou.

Inauguração
Ainda no sábado, a Diretora Geral do HRSP, Ir. Neusa, e a Gerente de Atendimento do hospital, Fabíula Cichelero, participaram da inauguração da primeira Unidade Básica de Saúde Tipo III do Sul do Brasil, na Aldeia Pinhalzinho, localizada na Terra Indígena Xapecó, no município de Ipuaçu. A nova UBS leva o nome de Vicente Fernandes e deverá atender cerca de duas mil pessoas da comunidade. A cerimônia de inauguração contou com a presença de lideranças indígenas, autoridades municipais e representantes da Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI).
Conforme a Diretora Geral do HRSP, “participar de um momento significativo como esse, junto à comunidade, reafirma o nosso compromisso com a saúde integral e com o respeito às culturas originárias”, destacou a Ir. Neusa. “A construção dessa unidade representa não só um avanço em infraestrutura, mas um fortalecimento das políticas de atenção à saúde indígena em nosso estado”, completou.
A Gerente de Atendimento do HRSP, Fabíula Cichelero, também ressaltou a importância do momento. “A entrega desta unidade reforça o protagonismo indígena nas decisões sobre a própria saúde. É gratificante ver a união de esforços entre governo, instituições e lideranças para ampliar o acesso ao atendimento qualificado e culturalmente sensível”, afirmou.

DSEI
Nos últimos dias, Fabíula também participou, em Porto Alegre (RS), da reunião do colegiado do Conselho do Distrito Sanitário Especial Indígena Interior Sul (DSEI/ISUL), órgão do Ministério da Saúde responsável pela articulação da atenção à saúde dos mais de 37 mil indígenas nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Fabíula explica que o HRSP desenvolve suas atividades alinhado à Portaria nº 2.663/2017, que institui o Incentivo para a Atenção Especializada aos Povos Indígenas (IAE-PI), promovendo acolhimento humanizado e respeitoso, valorizando a cultura e os saberes das comunidades atendidas. “Por meio da equipe multiprofissional, buscamos oferecer um olhar diferenciado, com escuta, cuidado e empatia”, acrescentou.