O Hospital Regional São Paulo (HRSP), de Xanxerê, realizou na última quarta-feira, 29, no auditório da instituição, uma palestra especial sobre Cuidados Paliativos. O tema do evento foi “Comunicação de notícias difíceis e a conspiração do silêncio”. O assunto foi trabalhado pela Dra. Bárbara Bazzano, cirurgiã oncológica e especialista em Cuidados Paliativos.
O encontro, organizado pela Comissão Hospitalar de Cuidados Paliativos, foi direcionado aos profissionais da área da saúde do hospital e da região. A capacitação que integrou a programação de eventos de 2025 do HRSP, reforçou o compromisso da instituição com a formação contínua e a humanização do atendimento.
Durante a palestra, Dra. Bárbara abordou os desafios da comunicação entre profissionais, pacientes e familiares em situações delicadas. A médica destacou a importância da empatia, da escuta ativa e da transparência no cuidado humanizado. Segundo a Coordenadora da Comissão de Cuidados Paliativos e psicóloga clínica do HRSP, Charlise Pereira, discutir o tema é essencial para fortalecer o vínculo entre quem cuida e quem é cuidado.
A palestra, transmitida ao vivo pela página do HRSP no Facebook, contou com a presença do médico intensivista e integrante da Comissão, Dr. Jener Bueno; a Dra. Fernanda Zancan; e demais profissionais que integram a equipe multiprofissional envolvida no atendimento e suporte dos pacientes e familiares. Participaram ainda o Diretor Administrativo do HRSP, Fábio Lunkes; o Coordenador da Emergência, Dr. Vinícius Moraes, o Dr. Felipe Camargo Ribeiro e demais médicos e profissionais do hospital.
“Falar sobre cuidados paliativos é falar sobre dignidade, acolhimento e qualidade de vida, mesmo diante das limitações impostas por uma doença. A forma como comunicamos faz toda a diferença no processo de cuidado e no conforto emocional dos pacientes e suas famílias”, destacou a Coordenadora da Comissão de Cuidados Paliativos, Charlise Pereira.


