Dia quatro de outubro será o Dia de São Francisco de Assis. Para marcar a data, a missa semanal do Hospital Regional São Paulo (HRSP), será celebrada nesta sexta-feira (01), em honra ao santo. Será às 14h, no auditório do HRSP. Colaboradores e acompanhantes de pacientes poderão participar da missa. Para que a comunidade acompanhe, haverá transmissão ao vivo, via página do Facebook.
Padre Kleber Jorge Montag Silva, capelão do HRSP, explica que “neste dia primeiro de outubro celebraremos a festividade de São Francisco, o qual a data oficial é dia quatro de outubro. Nosso objetivo é vivenciar a espiritualidade da Congregação das Irmãs Franciscanas e bendizer todo o trabalho que exercem há 47 anos no Hospital Regional São Paulo. Portanto, participarão colaboradores, gerências, Grupo de Espiritualidade Santa Bernarda, Diretora Geral – Irmã Neusa, e todos aqueles e aquelas que estarão sintonizados conosco pelo Facebook do HRSP,” convida.
“Lembrar de São Francisco de Assis é se colocar nesta caminhada de simplicidade, de ajudar os outros, de voltar-se para Deus com um coração simples a ponto de perceber que somos todos irmãos e irmãs. Francisco de Assis nos mostra que toda prepotência é desmanchada quando se tem um coração que é capaz de ajudar e de amar,” afirma o capelão do HRSP.
A história conta que São Francisco, nasceu entre 1181 e 1182, na cidade de Assis, na Itália. Filho Dona Pica e Pedro Bernardone – um rico e próspero comerciante. Foi batizado em Santa Maria Maior com o nome de João (Giovanni). Mas quando o pai voltou de uma viagem à França, mudou de ideia e resolveu trocar o nome do filho para Francisco, prestando uma homenagem àquela terra.
Segundo relatos, São Francisco, herdou da mãe o caráter e as melhores qualidades. Como todo jovem ambicioso de sua época, Francisco desejava conquistar, além da fortuna, também a fama e o título de nobreza. Para tal, fazia-se necessário tornar-se herói em uma das frequentes batalhas da época.