Uma técnica minimamente invasiva foi escolhida pelo médico urologista, Dr. André Lunkes, para tratar de casos conhecidos pelo crescimento benigno da próstata – a Hiperplasia Prostática Benigna (HPB). Dois procedimentos foram realizados nas últimas semanas no centro cirúrgico do Hospital Regional São Paulo (HRSP). Ambos foram de total sucesso. A técnica utilizada foi a Enucleação Prostática a Laser Holmium – ou, HoLEP (Holmium Laser Enucleation Of The Prostate), contou com a atuação de outros dois renomados urologistas.

Dr. André Lunkes explica que a técnica é realizada sem cortes, pelo canal urinário e está associada a uma maior segurança no tratamento da HPB, se comparada a raspagem convencional da próstata. “O procedimento é indicado tanto para próstatas menores quanto para próstatas extremamente grandes.” Dentre os benefícios da técnica, o médico cita: “a diminuição significativa nas taxas de sangramento pós-operatório. Isso viabiliza que a cirurgia ocorra em pacientes que necessitam de uso de anticoagulantes, devido a doenças cardiovasculares ou outras condições. Também está associada a um maior volume de tecido prostático ressecado, podendo chegar a 60 ou 70% do volume prostático, fazendo com que a necessidade de procedimentos futuros (reoperação), caia para níveis próximos a 1%,” explica o médico.

Conforme o médico urologista, os pacientes submetidos ao procedimento, tiveram boa evolução hospitalar e sem intercorrências. Ambos tiveram alta sem a necessidade da sonda na bexiga. “A técnica HoLEP favorece a rápida recuperação do paciente, reduzindo a necessidade do uso da sonda na bexiga, para menos de 24 horas. Com isso, a alta da pessoa é precoce e o retorno das atividades é mais rápido,” esclarece o médico.

A realização do HoLEP foi conduzida pelo Dr. André Lunkes, com apoio de renomados profissionais. “Trouxemos dois colegas para auxiliar no procedimento, o Dr. Thiago Hota – urologista de Curitiba-PR, referência nacional e internacional no método HoLEP; e o Dr. Eduardo Pereira de Miranda – urologista de Tubarão-SC e pioneiro na aquisição do equipamento em nosso estado.”