No clima emotivo e festivo do Natal, a UTI Neonatal do Hospital Regional São Paulo (HRSP) promoveu um emocionante ensaio fotográfico com os 11 pequenos guerreiros que ocupam as incubadoras. A iniciativa foi organizada pela equipe de enfermagem do turno da noite. O ensaio fotográfico proporcionou momentos de alegria e reforçou a missão humanizada do HRSP, promovendo afeto e esperança em meio às circunstâncias desafiadoras enfrentadas pelas famílias.
As roupinhas que deixaram cada bebê mais encantador nas fotos, foram confeccionadas pela Técnica de Enfermagem Janes dos Santos, que atua na UTI Neonatal e também é costureira. Janes, que trabalha no hospital há três anos, assumiu a tarefa pelo segundo ano consecutivo. A profissional conta que adora confeccionar roupinhas infantis e nesse gesto, pôde “contribuir com as famílias, registrando o primeiro Natal dos bebês.”
A ação contou com a participação de toda a equipe de profissionais que atuam no período noturno. A Técnica de Enfermagem Valéria Visotto, que também é mãe e junto com os colegas estará de plantão na noite de Natal, afirmou: “Trabalhar na noite de Natal, deixando nossos próprios filhos em casa, pode ser desafiador, mas o olhar de esperança desses bebês e suas famílias, torna tudo valioso. Estamos aqui não só como profissionais, mas como mães que compreendem a importância desse cuidado.”
O Enfermeiro da UTI Neonatal, Jonathan Rigatti, explicou que a ideia das fotos surgiu no ano anterior e tornou-se uma tradição emocionante. “A proposta das fotos de Natal surgiu com a Enfermeira Lauriete Jung e a equipe que ela supervisionava, juntamente com a Técnica em Enfermagem Janes Pereira, que confeccionou as roupas para as fotos. Neste ano novamente a equipe se prontificou em executar a proposta. Mais uma vez as roupas foram confeccionadas pela Janes. Para nós da equipe da Neonatal, é um prazer fazer parte do primeiro Natal destes pequenos. E isso é muito importante, pois o Natal simboliza o nascimento, é esperança, é um tempo de renovação. A gente viu a alegria das mães que acompanham as crianças aqui na UTI. Participar deste momento, para todos nós, foi muito gratificante e emocionante,” declarou.
Durante a sessão de fotos – feita pela própria Assessora de Imprensa do HRSP, a jornalista Patrícia Vanzin – as mães não esconderam a emoção diante da ação. Rita de Cássia Biffi Stein, mãe da pequena Maria Helena, que nasceu em 01 de dezembro, expressou sua gratidão: “Ver minha filha tão pequenina com roupinhas de Natal foi incrível. A equipe do HRSP fez deste Natal, uma época especial para nós,” declarou a mãe, que reside em Xaxim.
Jeniffer Aparecida Trentini Savoldi e Maurício Gomes, pais dos gêmeos Bento e Joaquim, nascidos prematuramente em 29 de novembro, também se emocionaram. O casal de Xanxerê, expressou: “É um gesto lindo da equipe do hospital. Ver nossos filhos vestidos com roupas tão delicadas, nos encheu de alegria. Estamos muito agradecidos por essa experiência única,” garantiu a mãe.
O HRSP, reconhecido como Hospital Amigo da Criança e da Mulher, oferece um ambiente acolhedor, com alojamento conjunto para as mães dos bebês internados. Além do acompanhamento integral, as mães têm acesso livre à UTI para acompanhar o desenvolvimento dos filhos e amamentar. As mães também recebem suporte psicossocial, alimentação adequada, participam de atividades de artesanato e são incentivadas a fortalecer o vínculo afetivo com os filhos.