Em sintonia com a Campanha da Fraternidade 2025, que tem como tema “Fraternidade e Ecologia Integral”, o Hospital Regional São Paulo (HRSP) promoveu na última sexta-feira (28), dois momentos de reflexão com os colaboradores. Os encontros foram organizados pelo Grupo de Espiritualidade da instituição e contaram com a presença do Pe. Edomar Carpeggiani, da Paróquia de Xanxerê, que conduziu a reflexão sobre o cuidado com a vida e com a criação, inspirado no lema bíblico da campanha: “Deus viu que tudo era muito bom” (Gn 1,31).

A programação contou com a presença da Diretora Geral do HRSP, Ir. Neusa Lúcio Luiz; do Diretor Administrativo, Fábio Lunkes; do Diretor Técnico, Dr. Mário Augusto Marques, além de gerentes, coordenadores e colaboradores de diversos setores. Durante o encontro, Ir. Neusa destacou a importância da iniciativa dentro do hospital: “A Campanha da Fraternidade nos convida a olhar para a criação com responsabilidade e amor. No ambiente hospitalar, esse cuidado se reflete não apenas na atenção aos pacientes, mas também na forma como tratamos uns aos outros e o espaço em que trabalhamos. Pequenas atitudes diárias podem gerar grandes transformações”, ressaltou.

A Campanha da Fraternidade 2025, oficialmente lançada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) nesta quarta-feira (05), se inspira na encíclica Laudato Si’, do Papa Francisco, e reforça a necessidade de um compromisso coletivo com a preservação do meio ambiente e a justiça social. Conforme Pe. Edomar Carpeggiani, a campanha “nos convida a reconhecer que a crise socioambiental é também uma crise de valores humanos e espirituais. Como instituição de saúde, temos um papel fundamental na construção de uma cultura do cuidado, não apenas com a vida humana, mas com toda a criação divina”, enfatizou.

A Diretora Geral do HRSP, Ir. Neusa Luiz explica que a vivência do humanismo franciscano esteve presente nas reflexões do encontro, resgatando a espiritualidade de São Francisco de Assis, patrono da ecologia. “A proposta de uma ecologia integral vai além da preocupação ambiental e propõe um olhar holístico sobre as relações humanas e sociais. Inspirado nesse ideal, o HRSP busca incorporar princípios de sustentabilidade e cuidado com a casa comum em práticas diárias, desde a gestão de resíduos hospitalares até a promoção de uma cultura de respeito e solidariedade entre os colaboradores.”
A Gerente de Atendimento, Fabiula Cichelero, apresentou alguns projetos de cuidado e preservação que já estão sendo realizados no hospital, entre eles o projeto “Tampinhas do Bem” e outras iniciativas que incentivam os colaboradores a adotarem práticas sustentáveis no cotidiano. Essas ações contribuem diretamente para a conscientização ambiental e fortalecem o compromisso do HRSP com a ecologia integral.

“Os momentos de reflexão proporcionaram uma oportunidade para que os colaboradores revissem seus hábitos e se engajassem na missão de transformar o hospital em um espaço cada vez mais humanizado e sustentável. A iniciativa reforça o compromisso do HRSP em integrar a espiritualidade e a responsabilidade socioambiental em seu cotidiano, alinhando-se às diretrizes da Campanha da Fraternidade e aos valores franciscanos de amor, simplicidade e respeito à vida em todas as suas formas,” destacou Fabiula Cichelero.