Na tarde desta terça-feira (13), o Hospital Regional São Paulo (HRSP) realizou uma palestra especial para marcar o Agosto Lilás, mês de conscientização e combate à violência contra a mulher. O evento, organizado pela equipe psicossocial e o Grupo de Humanização do HRSP, contou com a presença da Dra. Ana Cristina Boni, Promotora de Justiça e de Michele Calliari Machese, idealizadora do Projeto Mulher Segura.
Durante a palestra, Michele Calliari Machese destacou a importância da informação apresentando o Projeto Mulher Segura, que criou sacolinhas de mercado personalizadas com informações sobre as formas de denúncia para as mulheres. O material está sendo distribuído no município de Xanxerê. “É muito importante que as mulheres saibam que elas não estão sozinhas e que existem leis e serviços prontos para apoiá-las. A informação é a principal ferramenta de empoderamento. Quando as mulheres sabem onde buscar ajuda, quais são seus direitos e como funcionam os serviços de proteção, elas se tornam mais seguras e confiantes”, afirmou Michele.
A Promotora de Justiça, Dra. Ana Cristina Boni, falou sobre os aspectos legais da violência doméstica e familiar contra a mulher, com ênfase na Lei Maria da Penha. Ela enfatizou a necessidade de visibilidade e divulgação dos mecanismos de proteção disponíveis, destacando que muitas vítimas não se reconhecem em situações de violação de direitos. “Todas nós temos direito à felicidade, à convivência harmônica. Se na sua família, isso não está acontecendo, você não está sozinha. Existem mecanismos policiais, judiciais e especialmente o Ministério Público está aqui para a sua defesa e orientação”, declarou a promotora, reforçando o compromisso da sociedade no enfrentamento da violência.
Maquieli Casaril, Assistente Social do HRSP, também ressaltou o compromisso do hospital com a humanização e o bem-estar das colaboradoras e da comunidade. “Sabemos que a maioria dos nossos colaboradores são mulheres, e muitas delas podem estar em situações de vulnerabilidade ou vivenciar isso no ciclo de convívio e familiar. Por isso, realizar palestras como essa, no Agosto Lilás, é uma forma de informar, proteger e fortalecer nossas colaboradoras e toda a comunidade feminina”, afirmou Maquieli, destacando a importância de criar um ambiente seguro e acolhedor para todos.
Atualmente o Hospital Regional São Paulo é uma das maiores empresas empregadoras de Xanxerê, com cerca de 600 colaboradores, dos quais mais de 580 são mulheres (além de outros mais 200 terceirizados). Conforme o Diretor Técnico do HRSP, Dr. Mário Augusto Marques, que participou do evento, “o HRSP reafirma o compromisso com a proteção e valorização das mulheres. Entendemos que é necessária uma séria mudança de postura, cultural e social. O Hospital Regional São Paulo apoia e incentiva iniciativas como essa, que buscam informar, conscientizar e promover a segurança e bem-estar das mulheres. Nosso papel como instituição vai além do cuidado com a saúde física; estamos comprometidos em criar um ambiente de respeito e apoio, tanto dentro do hospital quanto na comunidade”, reforçou Dr. Mário.