Para marcar o Novembro Roxo – Mês Internacional de Sensibilização para a Prematuridade, o Hospital Regional São Paulo (HRSP), vai promover um Encontro de Pais. Estão convidadas as famílias que passaram pela experiência da prematuridade, especialmente aquelas em que os bebês estiveram internados na UTI Neonatal da instituição. A programação acontecerá no dia 30 de novembro, sábado, às 14h, na sede da AFAHSP, em Xanxerê.
O Encontro de Pais é organizado a cada dois anos pela Comissão de Aleitamento Materno (CAM) e o Grupo de Humanização do HRSP. O objetivo do evento é promover um reencontro entre as famílias e os profissionais do HRSP e trocar experiências. Além disso, o HRSP também objetiva alertar sobre os partos prematuros, como preveni-los e informar sobre as consequências do nascimento antecipado para o bebê, para a família e para a sociedade.
A Enfermeira Talita Souza, coordenadora da CAM, destaca que “o Encontro de Pais é mais do que uma simples reunião. É um momento para que as famílias possam compartilhar histórias, encontrar acolhimento e rever os profissionais que estiveram ao seu lado em uma fase tão desafiadora. O HRSP conta com uma equipe multiprofissional que cuida da mulher, desde a gestação, seja nos atendimentos em ambulatório nos casos de alto risco, seja na maternidade ou centro cirúrgico na hora do parto e posteriormente cuida dos bebês na UTI Neonatal. Em todos os casos, é sempre gratificante reencontrar as famílias e ver como esses bebês, muitos já crescidos, esbanjando saúde e sendo exemplos de superação,” explica Talita.
A participação no Encontro de Pais é gratuita e as inscrições podem ser realizadas pelo telefone 49-3441-7778. “As famílias interessadas estão convidadas a participar e compartilhar suas histórias em um ambiente de acolhimento e solidariedade,” finaliza a enfermeira.

Novembro Roxo – O tema de 2024 é “Acesso a cuidados maternos e neonatais de qualidade em todos os lugares”, reforça a necessidade de garantir um atendimento adequado a mães e recém-nascidos.
O dia 17 de novembro é o Dia Mundial da Prematuridade. A data foi instituída pela primeira vez após uma reunião da Fundação Europeia para o Cuidado do Recém-nascido (EFCNI) com outras organizações de pais na Europa, inspirada na experiência de um dos fundadores da EFCNI, que perdeu trigêmeos prematuros e, anos depois, tornou-se pai de uma filha nascida no dia 17 de novembro.