Confraternizações entre famílias, grupos de amigos e nas empresas, são tradicionais nessa época do ano. Nessas oportunidades, as pessoas costumam sair da rotina e aproveitar os momentos de descontração. São nestas ocasiões, que também costumam acontecer os exageros de comida e de bebida. Mas, como fica a saúde? Profissionais de nutrição do Hospital Regional São Paulo (HRSP), garantem que não há problema nestas confraternizações e que a dica é manter o bom senso e o equilíbrio.
A nutricionista Suellienn Centenaro avalia que é natural querer aproveitar os momentos em família e de descontração. Por isso a profissional recomenda que as refeições se mantenham normais, deixando os exageros para ocasiões especiais. “As pessoas devem se alimentar com consciência, prestando atenção na mastigação e no excesso, prevenindo enjoo e azia após a refeição. Atenção também para não exagerar na bebida alcóolica,” recomenda.
Passada a data comemorativa, é comum que as pessoas se sintam inchadas e apresentem desconforto abdominal, apesar disso, a nutricionista orienta que “não devem ser feitas loucuras, optar por dietas restritivas, ingerir chás diuréticos, usar laxantes e não se deve fazer jejum intermitente (jejum só deve ser feito com orientação do médico e nutricionista). A pessoa deve voltar aos hábitos normais, ingerir bastante água e retomar os exercícios físicos. Para garantir o bom funcionamento do intestino, a recomendação é consumir mais fibras, frutas, verduras e legumes,” orienta a nutricionista do HRSP.