Nesta sexta-feira (17), é o Dia Mundial da Segurança do Paciente. A data foi instituída pela Organização Mundial de Saúde (OMS). O objetivo é mobilizar profissionais de saúde, formuladores de políticas, pesquisadores, redes profissionais e o setor de saúde, para defender a segurança do paciente. No Hospital Regional São Paulo (HRSP), os objetivos foram lembrados juntamente com os protocolos internos de segurança.
Neste ano, a OMS elegeu como tema da campanha, o cuidado materno e neonatal seguro. De acordo com a Gerente de Enfermagem e Atendimento do HRSP, Michele Fernandes, desde 2013 o hospital faz parte da Rede Cegonha, instituída a partir da portaria 1.459, de junho de 2011. “O propósito é criar uma rede para assegurar que a mulher tenha seus direitos de planejamento e de atenção humanizada durante a gravidez, o parto e o puerpério, bem como o direito ao nascimento seguro. Nesse sentido o hospital trabalha com vários fatores de atendimento ao parto e a mulher. A intenção é que esse parto seja mais seguro, humano e atenda aos critérios de segurança do paciente,” explica Michele.
Além destes fatores o HRSP mantem diversos protocolos de segurança, como identificação do paciente, farmacovigilância, cirurgia segura, incentivo de higienização das mãos, de risco de quedas, dentre outros. “Esses protocolos garantem a qualidade do tratamento e a segurança do paciente. Para que isso ocorra, falar sobre a prevenção faz parte das nossas rotinas junto aos profissionais. Entendemos que com treinamentos constantes, proporcionamos reflexões e conseguimos identificar possíveis ocorrências de falhas e prevenir acidentes, oferecendo assim mais segurança e tornando o tratamento mais acolhedor e humanizado,” esclarece a Gerente de Enfermagem e Atendimento do HRSP.