O Hospital Regional São Paulo (HRSP) encerrou a programação da 39ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT). Desde segunda-feira (22), uma série de eventos que enfatizaram o cuidado individual, coletivo e a importância da prevenção de acidentes. Com o tema “Eu cuido de mim, do próximo e me permito ser cuidado!”, a programação contou com atividades e treinamentos, abrangendo diversos setores da instituição.
A programação da SIPAT começou com uma blitz nos setores do hospital, na segunda-feira. Na ocasião todos os colaboradores foram conscientizados sobre a importância do cuidado mútuo. Adesivos com o tema da ação foram distribuídos para reforçar a mensagem.
Na terça-feira (23), todos os enfermeiros participaram de um treinamento detalhado, revisando protocolos de acidentes de trabalho e discutindo o papel dos líderes na prevenção de acidentes. As sessões foram conduzidas pelo Núcleo de Vigilância Epidemiológica e pela equipe de Segurança do Trabalho, em três horários diferentes: manhã, tarde e noite.
Na quarta-feira (24), foram realizadas capacitações para as equipes de hotelaria, higienização, lavanderia e coleta. Os treinamentos abordaram a importância da proteção individual e coletiva para a saúde e segurança do trabalhador, além de uma revisão dos protocolos de acidentes. Novamente, as sessões foram realizadas em diversos horários para garantir a participação de todos.
Na quinta-feira (25) foram realizadas duas sessões da palestra “Construindo Relações Humanizadas.” A palestrante Fernanda Feiten, Consultora em Recursos Humanos, falou no período da manhã e da tarde, sobre a importância das relações humanas no ambiente de trabalho. Participaram colaboradores de todos os setores do HRSP.
Daiana Baldo, Coordenadora da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), avaliou a importância da SIPAT para a promoção de um ambiente de trabalho seguro e saudável, reforçando o compromisso do HRSP com o bem-estar de seus colaboradores. “Durante esta semana, abordamos temas essenciais que vão desde a revisão de protocolos de segurança até a construção de relações humanizadas no ambiente de trabalho. Estas ações não só fortalecem a cultura de segurança, mas também promovem o bem-estar físico e emocional de nossa equipe. Estamos orgulhosos com o engajamento e a participação ativa de todos os setores,” afirmou Daiana.