Conhecer a missão das Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria Auxiliadora em Xanxerê. Com esse objetivo, a direção do Hospital Regional São Paulo (HRSP) e os voluntários da Casa da Acolhida Santa Bernarda, recepcionaram na segunda-feira (10), a Animadora Geral da Congregação das Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria Auxiliadora, Irmã Marelvi Buelvas, da Colômbia; a Conselheira, Irmã Silvana Arboit, e a conselheira regional, Irmã Eliane Lavratti.

Durante a passagem por Xanxerê, Irmã Marelvi conheceu a Casa da Acolhida – imóvel adquirido pela Congregação e administrado pela Associação Beneficente Voluntários de Madre Bernarda. O local oferece alimentação e hospedagem para os familiares de pacientes internados no HRSP, vindos de outras localidades. Conforme o Presidente da Associação, Amaildo Domingos Coradios, somente em 2021, o local atendeu aproximadamente 400 pessoas (número inferior aos anos anteriores, em função da pandemia).

Em seguida, as Irmãs conheceram o HRSP – administrado desde o início das atividades, em 1974, pela Associação Educacional e Caritativa (ASSEC), entidade das Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria Auxiliadora. A visita ao hospital foi conduzida pela Diretora Geral do HRSP, Irmã Neusa Lúcio Luiz; o Diretor Administrativo, Fábio Lunkes; o Diretor Técnico do HRSP, Dr. Mário Augusto Marques; a Coordenadora de Enfermagem e Atendimento, Michele Suzana Fernandes da Silva; e Jose Krahl, Coordenador do Administrativo e Recursos Humanos do hospital.

Essa foi a primeira vez que a religiosa da Colômbia, esteve no HRSP. No hospital, Irmã Marelvi conheceu os setores, conversou com pacientes e profissionais sobre os atendimentos, a atenção aos povos indígenas, a especialidade em cardiologia e os desafios enfrentados nestes dois últimos anos em razão da pandemia da Covid-19. A direção também apresentou números de atendimentos na emergência, ambulatórios, procedimentos cirúrgicos e internações, bem como os projetos de humanização e espiritualidade que acontecem no Hospital.

A Diretora Geral do Hospital Regional São Paulo (HRSP), Irmã Neusa Lúcio Luiz, explica que “é motivo de muita satisfação receber as irmãs, pois o HRSP e a Casa de Acolhida, fazem parte da missão das Irmãs. Desejo que através desta visita, onde foi possível ver de perto a grandiosidade desta obra, do bem que é realizado em prol de uma grande população, seja possível reforçar ainda mais esta missão, com a presença e ação de mais Irmãs, pois o grande desejo é somar,” afirma Irmã Neusa.