O Hospital Regional São Paulo (HRSP) aderiu ao programa Jovem Aprendiz – que dentre os objetivos, prevê a inclusão social de jovens no mercado de trabalho e o desenvolvimento de competências profissionais. Doze estudantes, de 18 a 24 anos, foram selecionados e já estão atuando no hospital. Nesta semana, uma capacitação conduzida pelo Centro de Integração Empresa-Escola – CIEE, orientou os jovens e os coordenadores dos setores onde eles estão inseridos.
O programa Jovem Aprendiz prevê contrato determinado com cada estudante, de 24 meses. A carga horária é de 20h semanais, sendo que 4h são de curso teórico (junto ao CIEE) e 16h de atividades práticas no hospital. No HRSP, os jovens possuem a função de Auxiliar Administrativo Aprendiz e atuam em áreas de atendimento e administrativas – nos setores de recepção, escrituração, laboratório, almoxarifado, Same/arquivo, lactário e hotelaria – com remuneração conforme estabelece do programa e com supervisão do coordenador de cada setor.
O Coordenador de Gestão de Pessoal do HRSP – José Krahl, explica que “neste ano o hospital começou a participar do programa de Jovem Aprendiz e empregou 12 jovens, proporcionando a estes a possibilidade de conhecer o mercado de trabalho e aprender rotinas administrativa em diferentes setores. Nosso intuito é desenvolver esses jovens a fim de manutenção como colaboradores, após o termino deste contrato de aprendizagem, para isso é necessário o empenho do jovem em participar do curso teórico, bem como o apoio e orientação constante dos supervisores no período em que estão no hospital,” afirma Krahl.