19 de julho de 2025 Notícias

Uma missa de ação de graças foi celebrada na tarde desta sexta-feira (18) no Hospital Regional São Paulo (HRSP), marcando a chegada dos 51 anos da instituição, comemorado neste sábado, dia 19. Organizada pelo Grupo de Espiritualidade do HRSP e presidida pelo Padre Edomar Carpeggiani, a celebração reuniu colaboradores, médicos, pacientes, familiares e membros da comunidade, em um momento repleto de fé e gratidão.


No início da cerimônia, a Diretora Geral, Ir. Neusa Lúcio Luiz, fez uma retrospectiva da história do hospital, lembrando que ele nasceu do esforço da sociedade, por meio de doações e trabalho voluntário. Após a conclusão da estrutura original, o prédio foi doado ao Governo do Estado, que convidou as Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria Auxiliadora para assumir a administração – missão que segue até hoje. “Este é um legado de amor e serviço. Nosso hospital hoje conta com 600 colaboradores e cerca de 200 terceirizados, sendo uma das maiores empresas de Xanxerê em número de trabalhadores. É graças ao esforço incansável de nossa equipe — médicos, técnicos, terceirizados, setor administrativo e voluntários — que mantemos nossa resiliência e compromisso com a comunidade do Grande Oeste Catarinense” destacou Ir. Neusa.


Durante a homilia, Pe. Edomar refletiu que “o cuidado com os doentes é um dom de Deus, uma missão vivida com amor e misericórdia. No Hospital Regional São Paulo, esse dom se concretiza há 51 anos, onde cada profissional é chamado a ser como o Bom Samaritano: acolher, cuidar e amar o próximo. Celebrar essa história é agradecer e renovar o compromisso de servir com compaixão, como verdadeira presença de Deus,” finalizou.


Ao final da missa, o Diretor Administrativo, Fábio Lunkes, reforçou o sentimento de gratidão e a relevância das parcerias que sustentam o trabalho do hospital: “Nesta instituição, 98% dos nossos atendimentos são via SUS, com apoio do Governo do Estado, da Prefeitura de Xanxerê e de outros municípios da região, além de parlamentares que sempre nos ajudam. Essa rede de apoio é fundamental para mantermos o caráter humanizado e de excelência no atendimento. Somos gratos a cada aliado que permite que sigamos ‘A Serviço da Vida’”, afirmou Fábio.


Ao final da celebração, cada participante recebeu um bombom com um cartão em formato de jaleco médico, estampando a frase “Servir é nossa missão, cuidar é nosso dom.” A cerimônia foi seguida por um momento de confraternização, com corte do bolo e parabéns ao Hospital Regional São Paulo. Cada profissional recebeu uma fatia de bolo.