Durante reunião com o Ministério Público, a direção do HRSP apresentou o cronograma das obras
O Hospital Regional São Paulo (HRSP), de Xanxerê, deu mais um passo importante para a continuidade das obras que visam a rápida conclusão do Bloco II da instituição. Na última sexta-feira (15), a Diretora Geral do hospital, Ir. Neusa Lúcio Luiz e o Diretor Administrativo, Fábio Lunkes, estiveram em reunião com o promotor Marcos Augusto Brandalise. O objetivo foi apresentar para a promotoria o cronograma de execução da obra. Também participaram da reunião o Assessor Jurídico do hospital, Dr. Alexandre Antonito Zampiva e o Engenheiro Marcos Rosina.
O documento entregue ao Ministério Público de Santa Catarina – acompanhado de ofícios expedidos pelo Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado da Saúde – comprovam a análise e aprovação do planejamento da obra no âmbito estadual. “A conclusão do Bloco II representa um importante avanço para o Hospital Regional São Paulo. O hospital antede mais de 98% dos pacientes via Sistema Único de Saúde (SUS). Com a conclusão das obras, prevemos a ampliação da capacidade de atendimento e o fortalecimento da assistência prestada a pacientes de dezenas de municípios da região Oeste de Santa Catarina,” afirmou Ir. Neusa.
O Diretor Administrativo do HRSP, Fabio Lunkes, destacou o compromisso da instituição com a execução da obra e agradeceu o apoio recebido do Ministério Público durante todo o processo. “O Hospital Regional São Paulo segue comprometido em executar esta obra com a maior brevidade possível, sempre com responsabilidade e transparência. Agradecemos ao promotor Marcos Augusto Brandalise pelo total apoio. Agradecemos ainda ao empenho do Governador Jorginho Mello; o Secretário de Saúde de SC, Diogo Demarchi Silva; e a prefeitura de Xanxerê na pessoa do Prefeito Oscar Martarello e o vice Adenilso Biasus. Essa dedicação tem sido fundamental para o avanço deste importante projeto para a nossa região”, afirmou.

A obra
Com aproximadamente 8.300 metros quadrados distribuídos em oito pavimentos, o Bloco II do Hospital Regional São Paulo representa uma das maiores ampliações estruturais da história da instituição. A obra irá ampliar a capacidade de atendimento hospitalar, fortalecendo serviços estratégicos e garantindo mais estrutura, tecnologia e resolutividade para a saúde pública regional.
Atualmente, dois pavimentos já estão concluídos e em funcionamento. O primeiro abriga o moderno Serviço de Imaginologia, com tomografia, radiologia digital, mamografia e ultrassonografia. No segundo pavimento estão instaladas a UTI Coronariana, com 10 leitos, e a nova Hemodinâmica, consolidando o hospital como referência em cardiologia de alta complexidade para o Grande Oeste catarinense.
Os demais pavimentos contemplam importantes setores assistenciais e técnicos. O terceiro andar receberá o Ambulatório de Especialidades Médicas. O quarto será destinado à UTI Geral e à Central de Esterilização de Materiais. O quinto concentrará estruturas técnicas e sistemas de climatização. Já o sexto pavimento contará com um novo Centro Cirúrgico, equipado com seis salas, sendo duas preparadas para procedimentos de grande porte. O sétimo pavimento abrigará uma nova unidade de internação, enquanto o oitavo será destinado ao heliponto e à cobertura da edificação.
A obra do bloco II estava paralisada desde 2022 por questões jurídicas. Em um esforço conjunto entre a Direção do hospital, Governo do Estado (por meio da Secretaria de Saúde), do Ministério Público de Santa Catarina e da Prefeitura de Xanxerê, a expectativa é concluir as obras em menos de dois anos.

