O Hospital Regional São Paulo (HRSP) é Centro de Referência em Alta Complexidade de Cardiologia. Um dos procedimentos realizados na especialidade são os estudos eletrofisiológicos, fundamentais para o diagnóstico e tratamento de arritmias cardíacas. Realizados de forma majoritariamente eletiva, os procedimentos têm como objetivo identificar e tratar distúrbios elétricos do coração, proporcionando aos pacientes um tratamento preciso e altamente especializado.
A equipe do HRSP realiza, em média, cerca de sete estudos eletrofisiológicos por dia, distribuídos em três dias ao mês. De acordo com o NIR (Núcleo Interno de Regulação), são atendidos a cerca de 21 pacientes mensalmente. No entanto, “no mês de agosto, o hospital alcançou um marco significativo, realizando perto de 30 procedimentos, refletindo a crescente demanda e a capacidade do hospital em atender as necessidades da população catarinense,” explica a Coordenadora do NIR, Eveline Geller.


Dr. Guilherme Mores, médico residente em Cardiologia no HRSP, esclarece que “o estudo eletrofisiológico é um procedimento realizado para fazer o diagnóstico das mais diversas arritmias cardíacas. O estudo é feito por meio de cateteres que são introduzidos dentro do coração que ajudam a mapear as áreas que estão causando a arritmia. Após identificar o tipo de arritmia, podemos, em um número considerável de casos, realizar a ablação com chance de reversão e até mesmo cura do quadro arritmogênico. No Hospital Regional São Paulo, realizamos esses procedimentos de forma majoritariamente eletiva, com uma equipe especializada, permitindo a segurança e a recuperação rápida dos pacientes,” explica Dr. Guilherme.
Os pacientes que necessitam desse procedimento passam inicialmente por uma consulta no ambulatório, onde são avaliados e, se necessário, incluídos na fila de procedimentos eletivos. O Núcleo Interno de Regulação é responsável por organizar a vinda de profissionais especializados, que se deslocam de outras regiões para realizar os estudos eletrofisiológicos no HRSP. “Este serviço é uma demonstração clara do compromisso do HRSP em oferecer atendimento de qualidade, utilizando as melhores práticas e tecnologias disponíveis, sempre priorizando a segurança e o bem-estar dos pacientes,” finaliza Dr. Guilherme Mores, médico residente em Cardiologia no HRSP