O Hospital Regional São Paulo (HRSP) comemora nesta quarta-feira (19), o 49º aniversário. A instituição, que nasceu da iniciativa da comunidade na década de 1960, se tornou referência em cardiologia de alta complexidade e firma-se como instituição preocupada com o atendimento humanizado e de qualidade. Fatores que foram lembrados em uma Missa de Ação de Graças, realizada na noite do último domingo (16), na Igreja Matriz de Xanxerê. Colaboradores, diretores e a comunidade em geral estiveram presentes para celebrar a história, a evolução e a relevância da instituição.
Conforme a Diretora Geral do HRSP, Ir. Neusa Lúcio Luiz, este é um momento especial, onde podemos refletir sobre o progresso alcançado ao longo dos anos e celebrar as conquistas que moldaram a instituição. “Há quase cinco décadas, o Hospital Regional São Paulo tem sido um farol de esperança e cuidado para nossa comunidade. Desde o início, nosso compromisso com a excelência médica, atendimento humanizado e pesquisas inovadoras, têm sido o alicerce de nosso sucesso. Ao longo dos anos, enfrentamos muitos desafios, mas sempre nos mantivemos firmes em nossa missão de fornecer cuidados de saúde de qualidade para todos aqueles que nos procuram. Nossa equipe dedicada de médicos, enfermeiros, técnicos, colaboradores administrativos e tantos outros profissionais têm sido a força motriz por trás de nossa excelência. O comprometimento e a dedicação incansável destes profissionais, merece ser reconhecida e aplaudida,” afirma a Diretora.
“Neste aniversário especial, é importante lembrar de todas as vidas que tocamos e transformamos. Cada paciente que entrou por nossas portas, trouxe consigo esperança, confiança e a expectativa de receber os melhores cuidados possíveis. Ao longo desses anos, temos honrado essa confiança, fornecendo tratamento abrangente e compassivo a todos, independentemente de sua origem, condição socioeconômica ou estado de saúde,” declara Ir. Neusa.
O hospital
Fundado em 1973, o HRSP teve sua estrutura doada ao Governo do Estado, que buscou a Associação Educacional e Caritativa (ASSEC), entidade das Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria Auxiliadora, para assumir sua gestão. O atendimento ao público teve início em 22 de abril de 1974, mas a inauguração oficial ocorreu somente em 19 de julho do mesmo ano, quando o então governador Colombo Sales visitou o município de Xanxerê.
Ao longo dos anos, o Hospital Regional São Paulo passou por diversas melhorias e ampliações para atender às crescentes demandas da população. Em 30 de setembro de 2004, alcançou um marco importante ao ser credenciado pelo Ministério da Saúde para oferecer atendimento em Alta Complexidade na especialidade de Cardiologia.
Hoje, aos 49 anos, o HRSP é um centro de referência em cardiologia de alta complexidade para o Oeste de Santa Catarina, abrangendo as regiões Extremo Oeste, Oeste e Alto Uruguai. Além disso, seu alcance se estende até a região de Caçador, atendendo também em atendimentos endovasculares e eletrofisiologias. A instituição, também é destaque pelo trabalho realizando através da Rede Cegonha e pelo título de Hospital Amigo da Criança.
Na opinião da Direção, todas as conquistas são reflexo de um amplo coletivo. “Nossos esforços não seriam possíveis sem o apoio e a confiança contínuos da diretoria da ASSEC e das Irmãs da Congregação das Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria Auxiliadora. Agradecemos a todos os pacientes e suas famílias por nos permitirem fazer parte de suas histórias de cura e superação. A todas as parcerias realizadas ao logo dos anos, mas principalmente a todos os colaboradores e profissionais das mais diversas áreas, por acreditarem no hospital e darem o melhor de si para o bem de todos. Agradecemos ainda, aos órgãos reguladores e autoridades de saúde e políticas, que nos acompanharam de perto, fornecendo orientação, suporte e ajudas diversas,” ressalta Ir. Neusa.
A partir de agora, o HRSP inicia a contagem regressiva para a comemoração dos 50 anos, marcando o Jubileu de Ouro. “Enquanto celebramos este marco significativo, também olhamos para o futuro com muitos desafios, mas também com entusiasmo e determinação. O Hospital Regional São Paulo continuará a expandir sua qualidade nos serviços, aprimorar suas instalações e buscar a excelência em todos os aspectos. Nossa visão é ser modelo em atendimento da saúde especializada para a população, fortalecendo nossos valores: Espiritualidade – com a Marca Franciscana; Qualidade nos Serviços; Lideranças comprometidas; Humanização; Ética e Responsabilidade Social,” finaliza Ir. Neusa Lúcio Luiz.
Estrutura
Atualmente o HRSP tem em sua estrutura 164 leitos (130 SUS e 34 privados), entre eles, UTI Geral: 10 leitos SUS e 01 leito privado; UTI Neonatal: 10 leitos SUS e 01 leito privado; UTI Coronariana: 10 leitos SUS e 01 leito privado. Atuam no HRSP 581 colaboradores, sendo 50 homens e 531 mulheres, incluindo tratamentos de serviços terceirizados e médicos.
Um dos aspectos notáveis da instituição, é o compromisso com a diversidade e inclusão, cumprindo a legislação federal ao contar com 21 colaboradores portadores de necessidades especiais contratados e 12 jovens aprendizes.
Atendimentos
Durante o ano de 2022, o HRSP realizou um número expressivo de procedimentos e atendimentos, com 6.552 cirurgias, 1.608 nascimentos, 9.964 internações e 56.206 atendimentos na Emergência. Nos ambulatórios de especialidades e ortopedia, foram realizados 19.229 atendimentos. No setor de exames, foram contabilizados 286.050 exames laboratoriais; 37.330 radiografias; 4.026 mamografias; 2.348 ecocardiogramas; 5.697 ultrassons; e 12.472 tomografias.