Neste Dia dos Povos Indígenas (19), o Hospital Regional São Paulo (HRSP), referência no atendimento de povos indígenas na regional de saúde de Xanxerê, reforça o compromisso com as tradições e costumes das comunidades atendidas. Com um público aproximado de seis mil pessoas, moradoras da terra indígena Xapecó – que engloba comunidades nos municípios de Ipuaçu, Abelardo Luz e Entre Rios – o HRSP destaca a dedicação em proporcionar um atendimento humanizado e culturalmente sensível.
A Gerente de Atendimento do HRSP, Fabíula Cichelero, afirma que o hospital está integrado às ações previstas na portaria nº 2.663, de 11 de outubro de 2017, que promove o Incentivo para a Atenção Especializada aos Povos Indígenas (IAE-PI) no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). “Este projeto contempla diversas ações voltadas à população indígena que necessita de atendimento de saúde em nosso hospital. Por meio da equipe multiprofissional o HRSP busca oferecer um cuidado diferenciado, respeitando a cultura e buscando atender de forma humanizada”, explica Fabíula.
Além disso, o HRSP conta com o trabalho de profissionais indígenas em diversos setores, como enfermagem, recepção e o assessor de Projetos Rildo Mendes. Entre os objetivos institucionais está a viabilização do direito do paciente indígena a intérprete e acompanhante, quando necessário, respeitando as condições clínicas do paciente. O hospital também compromete a garantir uma dieta especial ajustada aos hábitos e restrições alimentares de cada etnia, sem negligenciar o quadro clínico do paciente.
Nas últimas semanas, o HRSP tem promovido capacitações entre profissionais da instituição e equipes que atuam na terra indígena. Um desses eventos foi um encontro na Escola Indígena de Educação Básica Cacique Vanhkre, em Ipuaçu, e um Encontro Técnico realizado na última quarta-feira (17), nas dependências do HRSP. Participaram enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde da terra indígena.