Ser mãe é uma missão desafiadora de amor e doação. Desafios conhecidos muito bem pelas mães de bebês prematuros que passam pela UTI Neonatal do Hospital Regional São Paulo (HRSP). Para comemorar o Dia das Mães, lembrado no domingo (08), o Grupo de Humanização do hospital, juntamente com o setor Psicossocial, promoveu uma homenagem para as mães que acompanham os bebês internados. A ação ocorreu na última quarta-feira (04), durante a oficina de artesanato.
A Psicóloga Clínica do HRSP, Isabela Bordignon explicou que a oficina de artesanato ocorre semanalmente – sempre às quartas, com uma hora de duração. “A intenção é proporcionar às mães um momento de distração, pensando e priorizando o bem-estar e cuidado emocional. Para celebrarmos o Dia das Mães, organizamos um lanche especial para elas – adequado ao cardápio de alimentação, para que não prejudicasse a amamentação. Utilizamos daquele momento para parabenizá-las pela data e entregamos uma singela lembrança do hospital – um pequeno chaveiro e uma mensagem,” destacou Isabela.
Constantemente cerca de dez mães acompanham as crianças internadas na UTI Neonatal do HRSP – quadro que se renova muito rapidamente, de acordo com as altas e o nascimento de outras crianças que precisam de cuidados especiais. No hospital, as mães ficam em alojamento específico, com alimentação e acompanhamento Psicossocial. O espaço fica ao lado da UTI Neonatal – onde cada mãe pode acompanhar o tratamento do filho e ofertar o leite materno.
A Gerente de Atendimento do HRSP, Fabíula Cichelero, avaliou que “proporcionar um momento de afeto e acolhimento é uma forma de retribuir todo amor destas mães aos seus filhos, mantendo a fé e esperança!,” afirmou.