A ação é simples, mas a relevância é difícil de ser medida. O Grupo de Humanização do Hospital Regional São Paulo está realizando uma ação interna para marcar os meses de conscientização – Setembro Amarelo, Outubro Rosa e Novembro Azul. Uma das iniciativas, é a personalização dos crachás, com adesivos com a cor de cada mês.
Neste mês de setembro os colaboradores estão usando adesivos de cor amarela, representando o Setembro Amarelo – período de conscientização sobre o combate ao suicídio. No mês de outubro os profissionais usarão a cor rosa, representando o Outubro Rosa e alertando as mulheres sobre a necessidade de fazerem o auto exame. Já em novembro, os adesivos serão azul, reforçando a campanha do Novembro Azul e a importância dos homens estarem em alerta com relação ao câncer de próstata.
A Coordenadora do Grupo de Humanização, nutricionista do HRSP, Suellienn Centenaro, explica que o maior objetivo dos adesivos – representados com a cor de cada campanha – é conscientizar a equipe de colaboradores e que estes possam disseminar informações para a população. “Por estarmos no âmbito hospitalar, podemos demostrar o quanto é importante manter a saúde e o autocuidado. E temos percebido que o quanto esse simples adesivo colorido, gera interesse. Os familiares e acompanhantes questionam sobre essa cor e isso abre a possibilidade para o diálogo, para explicarmos sobre as doenças e sugerir o acompanhamento, consultas e exames preventivos. Esperamos que tanto os colaboradores, quando os pacientes ou acompanhantes, repliquem essas informações para seus amigos e familiares, criando uma corrente de informação e conscientização,” afirma a Coordenadora.