9 de abril de 2025 Notícias

Na última segunda-feira (07), o Hospital Regional São Paulo (HRSP) recebeu uma visita que emocionou profissionais de diversas áreas. A senegalesa Ndeye, ex-paciente da cardiologia, retornou ao hospital, junto com o bebê Serigne. O menino completará um ano de vida no próximo dia 22. O objetivo da visita foi reencontrar os profissionais que a acompanharam em um dos momentos mais delicados da vida: a gestação de risco, a cirurgia cardíaca e a recuperação do recém-nascido prematuro na UTI Neonatal.
A história da paciente ficou marcada no HRSP. Foram mais de 80 dias de internação. Ndeye chegou à instituição em fevereiro de 2023, com apenas 21 semanas de gestação e um grave problema cardíaco que exigia cuidados contínuos. A mulher passou por duas cirurgias (a cesárea e posteriormente a substituição da válvula mitral biológica). O bebê Serigne nasceu com 32 semanas de gestação, pesando apenas 1.605 kg e permaneceu internado na UTI Neonatal por um mês.
Durante todo o período a paciente recebeu acompanhamento integral de médicos de várias especialidades, da enfermagem e equipe multiprofissional. A Assistente Social do HRSP, Maquieli Casaril, explica que um dos desafios do atendimento foi a barreira linguística. “Na época, Ndeye falava só em francês e entendia pouco a língua portuguesa. Para auxiliar na comunicação, usávamos o Google Tradutor. Por várias vezes também tivemos a ajuda de uma tradutora cedida pelo município de Xaxim. O caso dela sensibilizou a todos. Por intermédio do Grupo de Humanização, possibilitamos inclusive um ensaio fotográfico para registrar a gestação da paciente, com a parceria voluntária o Kolling Studio,” explica.
Atualmente, Ndeye segue em acompanhamento com os profissionais de cardiologia do HRSP. Já o bebê cresce saudável. Para marcar o primeiro ano de vida do Serigne, a mãe pretende realizar uma comemoração.