Nesta semana a equipe de psicologia clínica do Hospital Regional São Paulo (HRSP) promoveu uma ação para marcar a campanha Maio Furta-cor. A iniciativa visa conscientizar sobre a saúde mental materna. O tema foi abordado em uma roda de conversa pelas psicólogas do HRSP e a estagiária de psicologia Ana Paula Vargas – estudante do 9° período de Psicologia da Unoesc Xanxerê.
A roda de conversa envolveu mães com bebês internados na UTI Neonatal do HRSP. Durante a ação, as psicólogas conduziram um momento de escuta e acolhimento. Além disso, materiais informativos da campanha, incluindo panfletos e bottons, foram disponibilizados, visando disseminar conhecimento e apoio.
Ana Paula explica que a campanha Maio Furta-cor, dissemina não apenas durante este mês, mas ao longo do ano, a importância de conscientizar sobre a saúde mental das mães. “Este esforço se justifica diante do estigma que muitas vezes cerca o adoecimento mental, impedindo que as mães busquem ajuda.”
As psicólogas do HRSP, Tamara Franco e Charlise Pereira destacam que os números de casos de depressão, ansiedade e até suicídio entre as mães, são alarmantes e ressaltam a urgência desse tipo de iniciativa. “A Organização Mundial da Saúde (OMS, 2023) relata que toda mulher está suscetível a desenvolver transtornos mentais durante a gravidez e no primeiro ano após o parto,” informa Tamara.
Charlise reforça que o HRSP se destaca como um exemplo inspirador de apoio e sensibilização. “Oferecemos no Hospital Regional São Paulo, acolhimento, atenção, diálogo e informação. Isso é primordial para promover a conscientização e encorajar as mães a buscarem ajuda e apoio quando necessário,” finaliza.