As fotos são encantadoras. As imagens de bebês com roupinhas vermelhas, transmitem serenidade, pureza e amor. O registro do primeiro Natal destes bebês, foi eternizado pelos profissionais da UTI Neonatal do Hospital Regional São Paulo (HRSP). A ideia das fotos partiu da equipe 1, do turno da noite. As roupinhas foram confeccionadas por uma das Técnicas de Enfermagem, que é costureira.
A Enfermeira do setor, Lauriete Jung, revela que o ensaio fotográfico dos bebês, dentro das incubadoras, foi todo organizado pela própria equipe. “A inspiração veio depois que assistimos um vídeo de bebês. Em um dos plantões, conversamos e concordamos que poderíamos fazer. Mostramos a ideia para nossa colega, Janes Pereira dos Santos, que é Técnica de Enfermagem e também é costureira. Ela prontamente confeccionou todas as roupinhas, as toucas e laços,” explica.
As fotos foram feitas nos casos onde a condição clínica do bebê permitiu. Também foram seguidas todas as normas de segurança e higienização no ambiente hospitalar. “Nós queríamos ter uma lembrança desta época festiva. Também queríamos comemorar o primeiro Natal de vida desses guerreiros, que mesmo tão pequenos, já são vitoriosos” afirma.
A Gerente de Enfermagem do HRSP, Michele Fernandes da Silva, explica que a UTI Neonatal é um setor de internação especial. “Os pacientes são extremamente pequenos e frágeis, mas ao mesmo tempo transmitem força e garra. Além disso, no HRSP, as mães ficam alojadas acompanhando todo o período de internação, isso faz com que a equipe inevitavelmente crie laços de afeto não somente com os bebês, mas também com as famílias. Atitudes como essa, que partem dos próprios profissionais, demonstram que muito além do trabalho de cuidados em saúde, atuamos em uma instituição que se preocupa com o ser humano e os sentimentos são valorizados,” finaliza Michele.