A Comissão de Aleitamento Materno (CAM), do Hospital Regional São Paulo realiza todos os anos em média seis edições do Encontro de Gestantes. A programação é organizada pensando na preparação da mulher e da família para este momento de mudanças e transformações físicas e comportamentais. O período gestacional é muito peculiar na vida de uma mulher, e o nascimento do filho é uma experiência única, que merece ser tratados de forma singular e com a preparação adequada.
Conversamos com coordenadora da comissão, a enfermeira obstetra Rosângela de Araújo Godói, para esclarecer algumas dúvidas e falar sobre a importância de as gestantes participarem deste momento de conhecimento. “O nosso objetivo é empoderar gestantes, proporcionando conhecimento sobre vários assuntos relacionados ao período da gestação e pós-parto, por meio de orientações repassadas por uma equipe multiprofissional. É uma espécie de intercâmbio de experiências e conhecimentos, por isso é a melhor forma de promover a compreensão do processo de gestação”, explica a enfermeira.
Rosângela explica ainda que independentemente da idade gestacional, a mulher deve participar das atividades. O conhecimento sobre as mudanças que ela vive ajuda a diminuir ansiedades e medos relativos ao período. “Nossa sugestão é que se inicie a participação nos Encontros de Gestantes, a partir da descoberta da gravidez. Como abordamos assuntos diferentes em cada edição, quanto mais a gestante participar, mais conhecimento ela vai absorver, além de ter contato com boa parte da equipe que fará o atendimento dela durante a internação, o que também ajuda bastante”, frisa.
Temas abordados
Para 2019 estão previstos 6 encontros, além de uma programação especial na Semana Mundial de Aleitamento Materno, em agosto. Entre os temas que serão abordados ao longo do ano estão:
- A importância do pré-natal;
- Modificações corporais e emocionais;
- Sintomas comuns na gravidez;
- Alimentação saudável;
- Cuidados de higiene corporal e bucal;
- Cuidados com as mamas;
- Importância do aleitamento materno;
- Atividade física;
- O parto e o puerpério;
- Cuidados com o recém-nascido;
- E questões/dúvidas das próprias mulheres participantes.
Na Semana Mundial do Aleitamento Materno a CAM desenvolverá ações diferenciadas com abordagem exclusiva sobre amamentação. “Queremos orientá-las sobre os benefícios do aleitamento materno para mãe e bebê, esclarecer dúvidas e encorajá-las frente a possíveis intercorrências na amamentação”, comenta Rosângela.
Conhecendo a maternidade
Um dos momentos mais esperados dos encontros é a visita à Maternidade do Hospital Regional São Paulo. Como muitas mulheres que participam do encontro estão vivendo a primeira gestação, acabam desconhecendo os espaços. Além disso, nos últimos anos o HRSP passou por diversas mudanças e ampliações na estrutura, visando garantir conforto, bem-estar e humanização.
A familiaridade com o ambiente pode trazer mais segurança à gestante. “Independentemente da escolha do parto, é importante conhecer e se familiarizar com o ambiente da maternidade, por isso em todos os encontros é realizada uma visita ao local, para que as gestantes possam conhecer o espaço humanizado, o quarto de pré-parto, a sala de parto e um quarto para internação pós-parto”.