A Diretora Geral do Hospital Regional São Paulo (HRSP), Irmã Neusa Lúcio Luiz – atual Presidente da FEHOSC (Federação das Santas Casas, Hospitais e Entidades Filantrópicas do Estado de Santa Catarina) e o Diretor Administrativo do hospital, Fábio Lunkes, receberam no início da tarde desta quinta-feira (12), o Secretário de Estado da Saúde, Dr. André Motta Ribeiro. Acompanharam a reunião o Prefeito de Xanxerê, Oscar Martarello; a Secretária de Saúde do município, Francis Mara Zago Pegoraro; e o Diretor Técnico da Secretaria Municipal de Saúde, Dr. Diego Davi Corso.
Durante o encontro o Secretário conheceu os números de enfrentamento ao Covid 19. O HRSP tem se destacado no Estado no tratamento da doença. Nesta quinta-feira, 15 pacientes positivos estão internados para o tratamento da doença, sendo 14 na UTI e um na enfermaria. Atualmente o hospital dispõe na ala Covid, de 20 leitos de UTI e oito de enfermaria.
Na reunião também foi discutido o aprimoramento da Política Hospitalar Catarinense; o projeto de instalação de um banco de leite materno no HRSP; e a ampliação do hospital. Ao final do encontro o Secretário conheceu alguns dos espaços que estão em obras. Acompanharam a vistoria a Gerente de Fiscalização de Obras da Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade do Estado de Santa Catarina (SIE), Luciane Chaves Lopes Lemos – Engenheira Civil e Engenheira de Segurança do Trabalho; e a Gerente de Enfermagem e Atendimento do HRSP, Michele Fernandes.
Irmã Neusa Lúcio Luiz destacou que “como presidente da FEHOSC, foi uma alegria receber a visita do Secretário de Saúde do Estado para discutirmos alguns ajustes da Política Hospitalar Catarinense. Este trabalho, com muito diálogo vem sendo realizado há tempo. Estamos trabalhando para ter uma Política de Estado de apoio a todos os hospitais e principalmente, para atender as necessidades da população catarinense,” explicou.
Ao final da visita o Secretário destacou que está visitando os municípios catarinenses e as unidades hospitalares a pedido do Governador Carlos Moisés. “Esse é um governo municipalista, então nós do colegiado estamos visitando prefeituras e unidades hospitalares para entendermos onde mais podemos ajudar. O Hospital Regional São Paulo é um hospital muito bem ranqueado. Nós estamos agora estamos discutindo a nova política hospitalar catarinense. Traremos novidades. Ainda não é hora de anunciar, mas as novidades serão boas” afirmou o Secretário de Estado da Saúde, Dr. André Motta Ribeiro.
Fotos:
Fábio Lunkes, Luciane Chaves Lopes Lemos, Irmã Neusa Lúcio Luiz, Secretário Motta, Michele Fernandes, Francis Mara Zago Pegoraro e Diego Davi Corso