A Diretora Geral do Hospital Regional São Paulo (HRSP), Ir. Neusa Lúcio Luiz – atual Presidente da Federação das Santas Casas, Hospitais e Entidades Filantrópicas do Estado de SC; juntamente com o Diretor Administrativo do HRSP, Fábio Lunkes, estão participando em Brasília, do 31º Congresso Nacional das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos, realizado pela Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas (CMB). Dentre os atos da programação, esteve a solenidade em homenagem aos 60 anos da Confederação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos, ocorrida na Câmara dos Deputados.
Durante a cerimônia, o presidente da CMB, Mirócles Veras, ressaltou a importância da campanha em prol da aprovação do PL 1.435/2022.
Uma das mais recentes lutas das Santas Casas e hospitais filantrópicos está na aprovação deste projeto de lei, que dispõe sobre a revisão periódica – no mês de dezembro de cada ano – dos valores de remuneração dos serviços prestados ao SUS, com garantia da qualidade e do equilíbrio econômico-financeiro.
O subfinanciamento, com a defasagem de duas décadas do reajuste da tabela de procedimentos do SUS, tem resultado no crescente endividamento das instituições filantrópicas, comprometendo investimentos, obrigando o encerramento de serviços e o fechamento de portas de muitos hospitais.
Diante disso, a aprovação do PL 1435/2022 é instrumento essencial à busca pela sustentabilidade do setor filantrópico de saúde.