Ao contrário do que muita gente pensa, ter saúde não significa apenas estar livre de doenças. Conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), o conceito de saúde envolve um estado de completo bem-estar físico, mental e social. No Hospital Regional São Paulo (HRSP), o Dia Nacional da Saúde, está sendo lembrado nesta quinta-feira (05), como uma importante data para a promoção de uma melhor qualidade de vida.
O Diretor Técnico do HRSP, Dr. Mário Marques, explica que neste Dia Nacional da Saúde, as recomendações seguem sendo as tradicionais: “manter uma alimentação saudável e equilibrada, praticar atividades físicas regularmente, evitar consumo excessivo de álcool e não fumar. No entanto, neste período onde ainda vivemos incertezas por causa da pandemia da Covid 19, devemos acrescentar e manter todos os cuidados de distanciamento social, higiene das mãos e vacinação,” explica.
Por outro lado, o médico faz questão de destacar a importância de cuidar da saúde mental. “Talvez essa seja a dica mais importante que podemos deixar nesse dia: Cuide de sua cabeça! Procure se distrair, se divertir, ler um livro, assistir um filme, levar a vida o mais normal possível, sempre dentro dos protocolos de segurança. Lembre-se de que o melhor remédio é a prevenção. Não hesite em procurar ajuda caso sinta necessidade,” finaliza o Diretor.
O dia cinco de agosto foi escolhido como o Dia Nacional da Saúde no Brasil, em homenagem ao médico e sanitarista Oswaldo Gonçalves Cruz, que nasceu em cinco de agosto de 1872. A data, que tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre a importância da educação sanitária e a ter um estilo de vida mais saudável.