A data tem o objetivo de sensibilizar as mulheres sobre a importância da realização do exame
O dia 05 de fevereiro é o Dia Nacional da Mamografia. A data tem como objetivo chamar a atenção para a importância do exame na detecção de alterações nas mamas e foi instituída pela Lei nº 11.695/2.008. A intenção é sensibilizar as mulheres sobre a importância da realização do exame. O câncer de mama é uma das doenças que mais mata mulheres no Brasil e no mundo e a Mamografia é o método mais eficaz para detectar precocemente este câncer.
De acordo com o médico ginecologista e obstetra, Cassio da Cruz, que atua no Hospital Regional São Paulo, de Xanxerê, o exame de mamografia é importante para o rastreamento e para detectar precocemente o Câncer de Mama. Ele comenta que o Ministério da Saúde orienta para que o exame seja realizado após os 50 anos, de 02 em 02 anos, até os 69 anos de idade.
Porém, ainda de acordo com o médico, a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) orienta que a mamografia seja realizada ainda antes, a partir dos 40 anos. Sendo repetida anualmente, por toda a vida da paciente. Segundo ele, a justificativa é que nessa idade a incidência da doença sobe, em uma curva de crescimento, e é maior após os 50 anos de idade.
“Tem pacientes com 29 anos ou 32 anos com Câncer de Mama? Tem. Mas não é estatisticamente ou epidemilogicamente significativo ao ponto de a Política Pública indicar a realização do exame mais cedo”, explicou o médico. O ginecologista reforça a importância do autoexame e que as mulheres estejam atentas ao próprio corpo. “Recomenda-se para que as pacientes façam o autoexame, pois, muitas lesões suspeitas podem ser percebidas durante a realização dele”, esclareceu.
