Dia 10 de setembro foi o Dia Mundial de Combate ao Suicídio. A data, juntamente com a campanha Setembro Amarelo, reforça a importância de informar, alertar e conscientizar sobre o tema. No Hospital Regional São Paulo (HRSP), o assunto vem sendo trabalhado através de reflexões sobre a valorização da vida.
Na última sexta-feira (10) e durante toda a última semana, profissionais dos setores de psicologia clínica e psicologia organizacional, atuaram junto aos colaboradores dos diferentes turnos do HRSP. As equipes foram abordadas para momentos de diálogo. “Realizamos atividades in loco com os colaboradores do hospital – em prol de uma reflexão individual e enquanto equipe – sobre saúde mental e qualidade de vida. Falamos sobre o cuidado de si e do outro, com roda de conversa e a distribuição de materiais informativos. Também foi informado sobre o funcionamento do Plantão Psicológico, que oferece apoio para todos os colaboradores do HRSP,” relatam as psicólogas.
Durante as ações a equipe de psicologia esclareceu dúvidas e destacou os locais de apoio, onde é possível buscar ajuda: Caps, as Unidades Básicas de Saúde, as clínicas Escola de Psicologia – com atendimento gratuito e o Centro de Valorização da Vida, que atende 24h de forma anônima e com pessoas qualificadas, pelo telefone 188 ou pelo site www.ponto.cvv.org.br.