Evitar a violência doméstica e familiar contra a mulher. Esse assunto foi debatido no Dia das Mulheres (08), no Hospital Regional São Paulo (HRSP). Colaboradores do hospital conheceram a Rede Catarina de Proteção à Mulher. O assunto foi abordado pela Soldado Santana, da Polícia Militar de Xanxerê. Ocorreram durante o dia duas palestras – uma no período da tarde e outra da noite – a última teve transmissão ao vivo pela página do Facebook.
O evento foi organizado pelo Grupo de Humanização do hospital. Conforme a Assistente Social do HRSP, Liliane Cavasin, “foi de extrema importância repassar informações sobre a violência conta a mulher aos colaboradores do hospital. Estamos em uma instituição, onde cerca de 90% do quadro profissional, é formado por mulheres. Desta forma, falar sobre um assunto importante como esse, é essencial. Além disso, estamos em um local onde muitas vezes, acolhemos vítimas de violência, por isso, estarmos instruídas e entender o trabalho da Rede Catarina, é muito importante.”
As palestras sobre a Rede Catarina de Proteção à Mulher, foram conduzidas pela Soldado Santana, da Polícia Militar de Xanxerê. A profissional destacou que o programa realiza visitas preventivas e de orientação. As ações envolvem fiscalização das medidas de proteção e ações em prol da restauração da convivência social. No entanto, mais do que patrulhas e rondas de fiscalização das medidas protetivas, o Rede Catarina também dá suporte e apoio para as vítimas. A intenção é informar e orientar as mulheres, para que elas consigam romper o ciclo de violência dentro do lar.
Ao final das duas palestras, foram sorteados brindes para as participantes. Os prêmios foram gentilmente doados por apoiadores da ação:
Um relógio da Joalheria e Ótica Confiança;
Uma consulta médica com o Dr. Cássio Daniel Kirchner da Cruz;
Duas consultas médicas com o Dr. Flavio Filappi;
Uma consulta médica com o Dr. Edenilson Zorzo;
Uma consulta médica com a Dra. Fernanda Sá;
Uma consulta médica com o Dr. Jean Tissiani;
Um furo de orelha humanizado, com a Enfermeira Maura Picoloto;
Uma limpeza de pele e uma massagem relaxante, da Clínica Inspirar;
E vários brindes da AFASHP (Associação dos Funcionários e Amigos do Hospital São Paulo).