Na última quarta-feira (06), o Hospital Regional São Paulo (HRSP) alcançou um marco histórico ao realizar com sucesso o primeiro CDI (Implante de Cardioversor com Desfibrilador) pelo SUS (Sistema Único de Saúde). O paciente atendido foi Zelmino Bevilaqua, de 83 anos, morador do município de Modelo, no Extremo Oeste Catarinense. O procedimento foi possível porque há poucas semanas o HRSP foi habilitado pelo Governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, como Centro de Referência em Alta Complexidade Cardiovascular – sendo o primeiro hospital do grande Oeste a ter essa habilitação. Antes disso, os pacientes precisavam se deslocar para realizar o procedimento na grande Florianópolis.
Nesta sexta-feira (08), o seu Zelmino agradeceu ao HRSP pela realização eficaz do procedimento. Ao lado do filho Clairton, o paciente reforçou gratidão ao hospital, equipe médica e a todos os colaboradores que atuam na instituição. Pai e filho também destacaram a felicidade de contar com o procedimento de CDI na região. “O Hospital Regional São Paulo já é referência em cardiologia. Agora, com a ampliação dos serviços, o hospital vai contribuir ainda mais com as pessoas da nossa região. Isso é motivo de orgulho para todos,” destacaram.
Conforme a direção do HRSP, o CDI, custeado pelo Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, é um procedimento indicado para pacientes com problemas cardíacos graves e a realização em Xanxerê representa uma conquista significativa para a região, pois aumenta a qualidade do atendimento, diminui a necessidade de longas viagens, proporcionando conforto e esperança aos pacientes e famílias. “Antes dessa habilitação, os moradores precisavam aguardar vaga e se deslocar até o Instituto de Cardiologia da Grande Florianópolis, enfrentando dificuldades devido à distância. Só temos a agradecer à Secretaria de Estado da Saúde por considerar nosso hospital”, explica o Diretor Administrativo do HRSP, Fábio Lunkes.
Antes de tornar-se Centro de Cardiologia, o HRSP já era reconhecido como Unidade Hospitalar em Alta Complexidade Cardiovascular. No mês de maio, a instituição foi autorizada pelo Ministério da Saúde a oferecer serviços de cirurgia cardiovascular e procedimentos endovasculares extracardíacos. Conforme a Diretora Geral do HRSP, Irmã Neusa Lúcio Luiz, “com esses novos serviços vamos ter mais agilidade na realização dos procedimentos dos pacientes. A Secretária Carmen Zanotto, desde o início da sua gestão, relatou preocupação com os pacientes que precisaram ficar muito tempo internados até conseguir uma vaga no Instituto de Cardiologia de Florianópolis. Queremos expressar nossa profunda gratidão à Secretária e parabenizar toda equipe do serviço de Cardiologia do HRSP, por mais essa conquista. Isso é resultado de um trabalho sério e com alta resolutividade,” declarou Irmã Neusa.