Centenas de pessoas são recebidas anualmente pela Casa da Acolhida Santa Bernarda, em Xanxerê. O local que completa oito anos de fundação no próximo dia 24, oferece hospedagem para acompanhantes de pacientes internados no Hospital Regional São Paulo (HRSP).
Desde a criação, a casa já atendeu milhares de pessoas. O projeto foi criado em 2015 para atender a demanda de acompanhantes que não tinham onde ficar durante o período de internação dos familiares. Voluntários relatam que a ideia surgiu por verificar que muitas pessoas não tinham condições de pagar por uma hospedagem e passavam a noite em carros ou até mesmo nos bancos em frente ao hospital.
O espaço é administrado pela Associação Beneficente Voluntários de Madre Bernarda. O imóvel tem capacidade para hospedar até 18 pessoas por dia. No local, quem precisa dispõe de alimentação, espaço para higiene pessoal e de roupas. Tudo é disponibilizado de maneira gratuita aos familiares de pacientes internados.
Conforme a Diretora Geral do HRSP, Ir. Neusa Lúcio Luiz, “a Casa de Acolhida se tornou um complemento da missão do hospital. Não dá para imaginar o HRSP sem este espaço, pois no hospital primamos pela humanização no atendimento e cuidados com o paciente e na casa, cuidamos do familiar”, reforça a diretora.
A Casa de Acolhida está localizada a 200 metros do HRSP. O imóvel, onde projeto funciona foi adquirido pelas Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria Auxiliadora, que também administram o hospital. A Casa de Acolhida leva inclusive o nome de Santa Maria Bernarda, que é a fundadora da congregação.