Estamos no Agosto Dourado – mês de incentivo ao aleitamento materno. No Hospital Regional São Paulo (HRSP), dentre todas as ações organizadas para marcar o período está a retomada das orientações coletivas para as novas mães. Rotineiramente os profissionais da maternidade reúnem as puérperas e acompanhantes no espaço de acolhimento. Na ocasião é apresentado um vídeo com orientações sobre a importância da amamentação para a mãe e o bebê e esclarecidas dúvidas.

A enfermeira Rosângela de Araújo Godoi explica que durante a pandemia, o momento de orientações coletivas, foi substituído por orientações individuais. “Como forma de preservar a saúde das mães, bebês e acompanhantes, por dois anos, centralizamos as orientações sobre o aleitamento materno, diretamente em cada quarto. Além de um vídeo informativo, com instruções completas, nossa equipe ia até cada quarto para orientar e esclarecer dúvidas sobre a amamentação. Agora, com os devidos cuidados, voltamos a reunir todas as mães e acompanhantes, para repassar as informações. É um momento de conversa, onde as dúvidas são compartilhadas e o conhecimento é construído de maneira conjunta,” explica.

Os profissionais da maternidade do HRSP não esconderam a alegria e a emoção no primeiro dia em que a ação foi retomada. Com lágrimas nos olhos, a enfermeira Rosangela afirmou: “Estamos muito felizes e maravilhadas em poder ir nos quartos e chamar as mães para esse momento. Muita felicidade, esse é o sentimento. A gente passou por muita coisa durante a pandemia: muitos cuidados, uso de máscara, insegurança… Agora, é como se a saúde voltasse ao nosso hospital,” declarou emocionada a profissional.