As direções Administrativa e Técnica do Hospital Regional São Paulo (HRSP), preocupadas com a qualidade do atendimento aos pacientes, vêm a público pedir o apoio da comunidade em razão da superlotação que supera a capacidade técnica em diversos setores. Na manhã desta quarta-feira (24), 98,85% dos 174 leitos da instituição encontram-se ocupados. O alerta é para que a comunidade busque atendimento médico hospitalar no hospital, somente em casos de urgência ou emergência, visando evitar o comprometimento da qualidade da assistência.
Além da superlotação em alas de internação e Unidades de Terapia Intensivas, há grande demanda no setor de Emergência, que nos últimos dias, tem recebido em média 180 pacientes/dia. É importante ressaltar que o HRSP é referência em urgência e emergência para toda a região da Amai e referência para casos de alta complexidade em cardiologia de 111 municípios, recebendo casos com demandas complexas e que precisam de atendimento prioritário.
Pacientes que não apresentam grau de risco elevado podem ter que aguardar mais tempo para atendimentos, por isso a orientação é que ao precisar de auxílio médico para casos menos complexos, a comunidade busque as Unidades Básicas de Saúde ou Prontos Atendimentos das cidades onde moram.