A medalha de Mérito Cinotécnico foi entregue na sexta-feira (29)
Na tarde de sexta-feira (29), o Hospital Regional São Paulo (HRSP) foi homenageado pelo Corpo de Bombeiros de Xanxerê, com a medalha de Mérito Cinotécnico. A honraria foi concedida ao hospital pelos longos anos de parceria na realização do projeto Plantão Quatro Patas – atividade assistida por animais que leva um cão altamente adestrado, guiado por um tutor bombeiro, para ações com pacientes hospitalizados. Receberam a medalha a coordenadora do Plantão Quatro Patas, Liliane Cavasin e o Controlador Interno do HRSP, Cláudio Krahl.
A terapia assistida por animais ocorre a cada 15 dias no HRSP. O trabalho é desenvolvido pela equipe multiprofissional do hospital e além de alegria, a visita do cão proporciona o encorajamento e promove o bem-estar físico e emocional dos pacientes e também dos colaboradores do hospital. Atualmente a iniciativa conta com a atuação da Magi (cão Labrador) e o tutor, o Bombeiro Militar Amauri Felipe de Vargas. Liliane Cavasin, explica que “o Plantão Quatro Patas foi implantado em 2014, inicialmente para atender a demanda específica de uma criança hospitalizada. No entanto, a ação é tão benéfica, que não parou mais. A terapia assistida por animais proporciona a redução do estresse, tristeza e ansiedade, além de estimular a socialização entre pacientes, acompanhantes e a integração com a equipe hospitalar.”
A coordenadora da ação destaca que ao longo dos anos, inúmeros cães e tutores já contribuíram com o projeto Plantão Quatro Patas. A profissional explica que os cães participantes são devidamente treinados e acostumados ao convívio humano. Há um rigoroso cuidado sanitário, com os animais sendo higienizados antes e após a visita ao hospital, e seguindo um protocolo da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH). Os pacientes também são orientados a higienizar as mãos antes e depois de interagir com os cães.
O Plantão Quatro Patas do HRSP é modelo para várias instituições. “O HRSP já recebeu visitas técnicas de profissionais de 20 Estados. Hoje, sabemos que muitos desses profissionais implantaram essa ação após a visita técnica e a experiência adquirida,” afirma Liliane. “A iniciativa transforma o ambiente hospitalar, demonstra o poder terapêutico dos animais e a dedicação do HRSP, juntamente com o Corpo de Bombeiros, em proporcionar um atendimento humanizado e inovador aos seus pacientes,” finaliza a Assistente Social.