Nesta semana o Hospital Regional São Paulo (HRSP) lembra o Dia Mundial de Prevenção de Lesão por Pressão – 20 de novembro, com uma ação especial organizada pela Comissão de Curativos da instituição. A iniciativa tem como objetivo conscientizar equipes de enfermagem e demais profissionais do hospital, sobre a importância da prevenção e do tratamento adequado das lesões por pressão, condição que afeta principalmente pacientes acamados por longos períodos de internação.
A enfermeira da Comissão de Curativos, Micheli Zandona, explica que evitar as lesões por pressão (LPP), são um desafio constante no ambiente hospitalar, especialmente entre pacientes idosos e aqueles com doenças crônicas. “A prevenção dessas lesões é considerada uma prioridade no cuidado, pois contribui para a redução do sofrimento dos pacientes, menor tempo de internação e diminuição dos custos associados aos tratamentos prolongados,” esclarece.
A ação promovida pela Comissão de Curativos no HRSP envolveu atividades educativas, discussões sobre boas práticas e a disseminação de informações sobre métodos eficazes de prevenção. Além disso, foram enfatizados os cuidados necessários para tratar lesões já existentes, buscando melhorar a qualidade de vida dos pacientes e otimizar os resultados no atendimento.
A Enfermeira Micheli reforça que a prevenção deve ser o principal foco: “A prevenção de lesões por pressão, é fundamental para garantir a segurança e o bem-estar dos nossos pacientes. Nosso trabalho na Comissão de Curativos é focado em educar a equipe, promover ações preventivas e oferecer suporte no manejo das lesões. Investir nesse cuidado é investir em qualidade de vida para todos os envolvidos.”
No HRSP a Comissão de Curativos reúne profissionais capacitados, incluindo enfermeiros, técnicos de enfermagem, nutricionistas e fisioterapeutas, que atuam de forma integrada nos diversos setores do hospital. “Momentos de capacitação reforçam nosso compromisso com a excelência no atendimento. A prevenção de lesões por pressão é um exemplo claro de como o conhecimento e a capacitação impactam diretamente na qualidade dos nossos serviços,” finaliza a enfermeira.

Todas as fotos na página do Facebook do HRSP