Na última quarta-feira (25), o Hospital Regional São Paulo (HRSP) deu início às atividades do Projeto Luzes, em parceria com 30 voluntários e a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). O lançamento da ação, que visa proporcionar bem-estar e saúde por meio de práticas integrativas, foi marcado por uma palestra ministrada por Leoni Terezinha Zenovicz, com o tema “Espiritualidade e as Práticas Integrativas”. O evento contou com a participação de colaboradores do hospital, voluntários, a Diretora Geral do HRSP Irmã Neusa Lúcio Luiz; o Diretor Administrativo Fábio Lunkes; e a Gerente de Atendimento do HRSP, Fabíula Cichelero – que coordenará a ação no hospital.


A coordenadora do Projeto Luzes em Xanxerê, Grandilia Sofiatti, explicou que com o apoio dos voluntários, entre eles profissionais de diversas áreas da região, “o Projeto Luzes irá oferecer sessões de reiki gratuitamente aos colaboradores do HRSP. Os atendimentos serão realizados em uma sala cedida pelo hospital, localizada junto ao ambulatório de Traumatologia, equipada e climatizada com doações da comunidade.”

A vice-coordenadora do Projeto Luzes, Fernanda Feiten, enfatizou a alegria em iniciar as ações. “Precisamos olhar para quem cuida e nada mais justo do que começarmos a realizar esse projeto com os colaboradores que realizam o atendimento dos pacientes. O cronograma contará com atendimentos na parte da manhã, da tarde e da noite. A intenção é que dois voluntários por período possam estar atendendo os interessados.”

Durante o lançamento, a Diretora Geral do HRSP, Irmã Neusa Lúcio Luiz, destacou a importância das práticas integrativas no ambiente hospitalar. “As práticas complementares, que vêm beneficiar a saúde, são muito importantes para todos nós. O Projeto Luzes traz energia, força, saúde e bem-estar para as pessoas, e começaremos pelos nossos colaboradores. Estamos dando a eles a oportunidade de participar dessas terapias no ambiente de trabalho, para que se sintam mais preparados e fortalecidos para acolher e atender os pacientes e seus familiares”, afirmou.


Irmã Neusa também enfatizou a alegria da direção ao receber os voluntários que atuam no projeto. “Recebemos com muita alegria este grupo altamente qualificado, que se prontificou a atender aqui no hospital. Disponibilizamos um espaço adequado para essas práticas e esperamos que esse trabalho comece o quanto antes, trazendo benefícios para todos”, concluiu. No futuro, a intenção é estender os atendimentos também para pacientes e acompanhantes e ainda integrar outras terapias complementares.