Nas próximas semanas o HRSP vai lançar edital para a seleção de novos residentes em Cardiologia

Semanalmente o setor de ensino do Hospital Regional São Paulo (HRSP), realiza vários encontros de estudos com médicos residentes em Cardiologia e estudantes de medicina. Os encontros são coordenados pela Dra. Marinês Bertolo Peres, Médica Cardiologista e Coordenadora da Comissão de Residência Médica (COREME) do hospital. As aulas são realizadas no auditório do hospital com a finalidade de revisar diretrizes e discutir artigos científicos relevantes para a área de cardiologia.
Neste mês o HRSP completa 20 anos de credenciamento em Alta Complexidade de Cardiologia. Atualmente o hospital é centro de referência na modalidade para todo o Grande Oeste Catarinense, abrangendo mais de um milhão de habitantes.

Dra. Marinês Bertolo Peres ressalta que o contínuo crescimento do serviço de alta complexidade em cardiologia de Xanxerê, é acompanhado pela relevância da residência médica na especialidade. “A residência médica em cardiologia é uma conquista do serviço e permite que jovens profissionais, que desejam especializar-se na área, o façam em um serviço de alta qualidade, com preceptores especializados. Posteriormente, esses profissionais também ingressam nos serviços médicos da região, engrandecendo o atendimento em saúde no Oeste do Estado, além de levar nosso nome aos demais serviços Brasil afora,” afirma a cardiologista.
A residência médica em Cardiologia do HRSP, que teve sua primeira turma iniciada em março de 2018 e concluída em fevereiro de 2020, é uma modalidade de especialização destinada a médicos. Caracterizada por um treinamento intensivo em serviços, a residência é orientada por profissionais médicos de elevada qualificação ética e profissional. No HRSP, os residentes têm a oportunidade de acompanhar os atendimentos de médicos cardiologistas que atuam na instituição, sob a supervisão direta da Dra. Marinês Bertolo Peres.
Nas próximas semanas o HRSP vai lançar edital para a seleção de novos residentes. “O Hospital Regional São Paulo dispõe de residência em cardiologia desde 2018, contando com áreas de aprendizado na média e alta complexidade em Cardiologia clínica, intervencionista, UTI Coronariana e cuidados clínicos em cirurgia cardiovascular. A residência é um dos pilares para a formação de especialistas de alta qualificação, contribuindo significativamente para o fortalecimento da saúde cardiovascular na região e em todo o país,” explica Dra. Marinês.