Na tarde da última quarta-feira (28), a equipe do Hospital Regional São Paulo (HRSP), por meio da Comissão de Aleitamento Materno (CAM), realizou uma importante ação na Terra Indígena Xapecó, localizada na aldeia sede, em Ipuaçu. O encontro foi organizado pelos profissionais da unidade de saúde da comunidade indígena. A atividade fez parte das ações do HRSP para marcar o Agosto Dourado, mês dedicado ao incentivo ao aleitamento materno.

Representaram o HRSP na ação, a Técnica de Enfermagem Neusa Albani; a Enfermeira Supervisora da Maternidade Rosângela Godoi; a Técnica de Enfermagem Lindamir Berlanda; a Enfermeira Laura Milena Motter e a Gerente de Atendimento do hospital, Fabíula Cichelero. Durante a ação, as profissionais repassaram orientações às mães indígenas sobre a importância do aleitamento materno, incluindo a postura e a pega correta para a amamentação, aspectos nutricionais, e outras informações essenciais para garantir a saúde da mãe e bebê.

A Enfermeira Supervisora da Maternidade do HRSP, Rosângela Godoi, ressalta a importância de levar essas informações à comunidade. “Foi uma oportunidade enriquecedora poder compartilhar conhecimentos com as mães da Terra Indígena Xapecó. A amamentação é essencial para a saúde dos bebês, auxilia na prevenção de doenças e, ao mesmo tempo, promove um vínculo forte entre mãe e filho. É fundamental garantir que todas as mães, independentemente de onde vivam, tenham acesso a essas orientações e ao apoio necessário para amamentar seus filhos de forma segura e confortável. O HRSP está comprometido em continuar oferecendo esse suporte às mães,” destaca Rosangela.

A Gerente de Atendimento do HRSP, Fabíula Cichelero, explica que levar conhecimento para a comunidade indígena, faz parte dos objetivos do Hospital Regional São Paulo, tendo em vista que a instituição atente a população de toda a terra indígena Xapecó – a maior de Santa Catarina, com aproximadamente seis mil pessoas residentes nos municípios de Ipuaçu, Abelardo Luz e Entre Rios.

“O HRSP está alinhado às diretrizes da portaria nº 2.663, de 11 de outubro de 2017, que institui o Incentivo para a Atenção Especializada aos Povos Indígenas (IAE-PI) dentro do Sistema Único de Saúde (SUS). Este projeto engloba uma série de ações direcionadas à população indígena que necessita de atendimento em nossa instituição. Com o apoio da equipe multiprofissional, o HRSP se empenha em oferecer um cuidado diferenciado, respeitando a cultura indígena e buscando proporcionar um atendimento humanizado,” esclarece Fabíula.