Ações da Comissão de Curativos do HRSP foram apresentadas durante o Congresso Brasileiro de Estomaterapia, realizado em Natal/RN

Durante o XIV Congresso Brasileiro de Estomaterapia, realizado de 21 a 25 de outubro em Natal, Rio Grande do Norte, o Hospital Regional São Paulo (HRSP) destacou-se por apresentar resultados promissores na área de prevenção de lesões hospitalares. A enfermeira Ana Paula Tosati, representando o hospital e apresentou o trabalho: “Importância da comissão de curativos em uma instituição hospitalar: relato de experiência,” elaborado pelas enfermeiras Natana Barreta, Ana Paula Tosati, Michele Suzana Fernandes da Silva e Daniela Boccalon.

Pesquisa

A pesquisa ressaltou a importância das mudanças estratégicas, um dos desafios mais comuns em pacientes hospitalizados, que muitas vezes impactam na qualidade da assistência, aumentam o tempo de internação, geram risco de infecções e representam aumentos no tratamento. Para enfrentar essa complexidade, o HRSP implementou a Comissão de Curativos – uma equipe multidisciplinar que visa gerenciar ferimentos intra e extra-hospitalares de pacientes.
Comissão de Curativos
A Comissão de Curativos do HRSP é composta por estomaterapeutas, enfermeiros, médicos cirurgiões, nutricionistas, fisioterapeutas, gerente de enfermagem, membros do Controle de Infecções Hospitalares (CCIH) e auditores. O grupo desenvolveu protocolos específicos e padronizados para o tratamento de diferentes tipos de lesões, utilizando coberturas especiais, e garantindo que cada paciente receba a melhor assistência possível.

Redução das lesões

Uma das descobertas mais notáveis do estudo apresentado por Ana Paula Tosati foi a redução significativa das lesões intra-hospitalares. Os resultados compararam os anos de 2021 e 2022, mostrando que, no primeiro trimestre de 2021, o hospital registrou 16 lesões, seguidas de 31 lesões no segundo trimestre e 21 lesões no terceiro trimestre, totalizando 68 lesões no ano. No entanto, graças às ações educativas e assistenciais rompidas pela Comissão de Curativos, o primeiro trimestre de 2022 apresentou apenas 6 lesões, o segundo trimestre 12 lesões e o terceiro trimestre 14 lesões, totalizando 32 lesões no ano. Isso representa uma redução impressionante de 66,6% nas lesões intra-hospitalares notificadas, demonstrando a eficácia das medidas adotadas.

Conclusões positivas

A conclusão da pesquisa destacou a importância de uma equipe multidisciplinar e a presença de um estomaterapeuta na comissão, enfatizando que a implementação dessas medidas é fundamental para uma instituição hospitalar. Além disso, os dados estatísticos apresentados indicam que as ações da comissão tiveram um impacto positivo e notável na redução de lesões intra-hospitalares, beneficiando tanto os pacientes quanto a instituição de saúde como um todo. A iniciativa do HRSP no Congresso Brasileiro de Estomaterapia destaca a importância da pesquisa e inovação na melhoria da qualidade da assistência aos pacientes.

Experiência

A enfermeira Ana Paula Tosati, explica que “alterações cutâneas são comuns em pacientes hospitalizados. Realizar ações que visam melhorar a qualidade da assistência prestada é de suma importância, pois causam impactos na vida do paciente e familiares. Nesse evento conseguimos apresentar um trabalho escrito por membros da comissão de curativos onde mostramos dados importantes referente a atuação da mesma dentro da instituição. Atualmente contamos com uma comissão interna para cuidados com lesões que é composta por uma equipe multiprofissional que busca melhorar cada vez mais a assistência prestada, através de ações e treinamentos. Esse evento foi muito importante, para conhecer um pouco mais a realidade desse cenário além de trazer atualidades para nosso dia a dia e atendimento com os nossos pacientes,” finaliza a Ana Paula.