Na Maternidade do Hospital Regional São Paulo (HRSP), um gesto de amor e cuidado tem se destacado em meio ao nascimento dos bebês. Mesmo não estando na rotina da equipe de enfermagem, sempre que possível, as profissionais presenteiam os pais com a criação da Árvores da Vida – um gesto simbólico e emocionante que envolve a utilização da placenta do recém-nascido, que usada como um carimbo natural para imprimir em um papel, o formato de uma árvore. Cada impressão, representa a conexão única entre a criança e a mãe, simbolizando a importância da saúde, crescimento e interconexão de todos os seres vivos.
A Gerente de Enfermagem do HRSP, Michele Fernandes Suzana da Silva, explica que “embora a criação de Árvores da Vida não faça parte da rotina da equipe de enfermagem do HRSP, o ato dos profissionais demonstra um compromisso excepcional em fornecer momentos especiais para as famílias. A dedicação da equipe em criar as Árvores da Vida, reforça o amor e a empatia que permeiam a atmosfera acolhedora da maternidade,” avalia Michele.
A enfermeira Mariana Catapan, esclarece que “a produção das Árvores da Vida, é mais fácil em partos normais, uma vez que esse tipo de parto preserva a integridade da placenta, permitindo a sua utilização nesse gesto simbólico.” Além disso, o Hospital Regional São Paulo tem se destacado por sua abordagem especial com relação ao parto natural. A instituição reconhece os benefícios que essa opção oferece, tanto para a mãe quanto para o bebê. A enfermeira Fabiane Milan, avalia que “o parto normal é uma experiência natural, que proporciona um início saudável para a vida do bebê, promovendo um vínculo mais forte entre mãe e filho; e confiante para uma recuperação mais rápida da mãe,” complementa Fabiane.
De acordo com Michele, o HRSP tem o título de “Hospital Amigo da Criança” e “Hospital Amigo da Mulher” e isso reafirma o compromisso da instituição em fornecer um ambiente seguro, respeitoso e cuidadoso para todas as fases da jornada materna. “A criação das Árvores da Vida, utilizando placenta, é apenas um dos muitos exemplos do cuidado e dos valores humanos que permeiam as práticas do hospital.”
“Nesse hospital, cada nascimento é celebrado como um milagre único e precioso, e as Árvores da Vida servem como um ato sensível do poder do amor, da compaixão e da conexão que envolvem a experiência de trazer uma nova vida ao mundo,” finaliza Michele.